Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Maioria dos consumidores acredita que seja hora de poupar

Info Money Pessoal
Pesquisa realizada pelo Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa do Consumidor) revelou que, para 54,7% dos consumidores, a crise mundial faz com que o momento seja para poupar.
O número, na opinião do presidente da entidade, José Geraldo Tardin, dá um bom parâmetro sobre como pensa o brasileiro diante de uma crise. "Observa-se que mais da metade da população retrai o consumo diante da crise, muitas vezes por medo de ser atingido por ela, mesmo sem saber ao certo como seria atingido", disse.
Entre os meses de janeiro e abril deste ano, o Instituto perguntou a 1.418 internautas sobre sua visão da crise econômica mundial. O medo de perder o emprego foi a segunda percepção mais citada, com 12,6% das respostas. Em seguida, ficaram os que acreditam que a hora é de investir (11,8%), que não existe crise (10,3%) e que o pior já passou (9,1%).
A resposta menos recorrente foi a que é hora de gastar, citada por 1,5% dos entrevistados.
Soluções
Segundo Tardin, o único meio de se superar uma crise econômica é melhorando a confiança do consumidor, fazendo com que seu emprego não esteja ameaçado e tornando o crédito mais acessível.
"Não é estimulando o brasileiro a se endividar que a crise será superada. Os brasileiros de todas as classes sociais já estão bastante endividados com a compra de aparelhos eletro-eletrônicos, veículos e casa própria, não conseguindo vislumbrar um horizonte próximo para sair das dívidas. O ideal é que haja uma redução nos juros cobrados em empréstimos, medida esta que é urgente e que, aí sim, estimularia o consumo".

Nenhum comentário: