Pesquisa revela frequentadores de shoppings
Os shoppings de Natal aderiram a uma ferramenta muito útil de marketing: a pesquisa, algo muito comum em grandes empreendimentos do setor de varejo, em todo o país. Nos últimos dois anos, vários shoppings da capital potiguar contrataram empresas especializadas para chegarem a conclusões como o perfil de seu cliente, a faixa etária, a classe social e as próprias carências do equipamento. O Shopping Cidade Jardim encomendou ao instituto Perfil uma pesquisa para medir sua influência sobre o mercado consumidor de nove bairros ou conjuntos da Zona Sul de Natal. Os dados foram colhidos junto a 400 moradores, nos dias 12 e 13 de julho. Segundo a pesquisa, 89,9% dos entrevistados freqüentam o Cidade Jardim, que e é apontado como shopping favorito entre 56,97% dos entrevistados que têm nível superior. O levantamento inclui moradores de Ponta Negra, Cidade Jardim, Capim Macio, Conjunto dos Professores, Cidade Satélite, San Vale, Neópolis, Potilândia e Candelária. O shopping foi o terceiro mais lembrado pelos entrevistados entre os que se localizam na Zona Sul. Recebeu 21,5% das citações, atrás do Natal Shopping (33,25%) e do Praia Shopping (27,5%). Contudo, o shopping é apontado como favorito por 52,32% dos homens, 56,97 dos entrevistados de ambos os sexos que têm renda familiar entre R$ 1,6 mil e R$ 4,1 mil e também 39,53% daqueles que têm entre 46 e 60 anos de idade. Outra constatação é que o Cidade Jardim é especialmente preferido por moradores de Neópolis, Cidade Jardim e Conjunto dos Professores.A pesquisa revela que 33,5% dos entrevistados freqüentam o shopping para fazer compras e que 29,75% vão ao Cidade Jardim em função de serviços como terminais de auto-atendimento bancário, cartório, loteria e chaveiro. Um contingente de 11,25% afirmou que vai ao shopping por lazer e 7% revelaram freqüentar o Cidade Jardim por conta da praça de alimentação. Entre o universo de moradores entrevistados, 50,25% são homens e 49,75% são mulheres. A faixa etária mais presente é dos 26 aos 45 anos, que somou 34,25% dos entrevistados. Mais da metade dos ouvidos (51,75%) têm nível superior. Outra informação é que 72,75% pertencem às classes A, B e C. Além disso, 34,5% fazem parte da classe A, com renda acima de R$ 4,1 mil. O diretor geral do shopping, Fernando Veríssimo, acredita que a pesquisa confirma a presença do Cidade Jardim na rotina dos moradores da Zona Sul. “Nosso mix de lojas e serviços tem se mostrado muito útil para o público dessa parte da cidade”, opina. “Alguns dados são muito indicativos. Quase 90% dos entrevistados vão ao shopping e os de maior escolaridade preferem nosso shopping”, comemora. Veríssimo informa que o Cidade Jardim vai encomendar, ainda neste ano, uma pesquisa para averiguar os perfis e saber as impressões dos freqüentadores, através da abordagem de clientes dentro do shopping.
Nenhum comentário:
Postar um comentário