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quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A experiência do cliente é o que vale


Se a sua loja deseja ganhar um espaço cativo no coração dos clientes, saiba que é necessário oferecer-lhes mais que preços competitivos e mix de produtos atrativo. Lojas bonitas, já existem aos montes por aí, mas o consumidor vai se lembrar daquela que lhe oferecer algo diferente. Por isso, você deve proporcionar-lhes uma agradável experiência de compra.
Você já pensou em como chamar atenção do consumidor, ou mais do que isso, como proporcionar experiências memoráveis entre o seu cliente e a sua marca? Você certamente já ouviu que o apelo emocional é o mais eficiente que existe, e é aí que entra o branding sensorial - o uso de aromas, sons, texturas e outros recursos sensoriais que melhoram a experiência do cliente com a marca ou o produtos. Ao ativar as sensações dos seus clientes com essas estratégias, você vai proporcionar-lhes experiências memoráveis como diferencial competitivo.
Embora algumas ações incluam gastos consideráveis, qualquer empresa pode oferecer experiências inesquecíveis na hora da compra, bastando usar um pouco de criatividade. O primeiro passo é conhecer bem o seu cliente, pois assim será mais fácil atender às suas expectativas. Também é importante tornar a loja mais aconchegante e preparar todos os funcionários para que ajam de forma mais receptiva e ofereçam um show de atendimento. Além disso, vale a pena investir em ambientes que proporcionem interação entre clientes e produtos, em eventos ou ações que criem vínculos, em experiências memoráveis, considerando sempre o perfil da sua marca e do seu consumidor. Lembre-se que o cliente quer muito mais e está muitas vezes disposto a pagar por esse diferencial.
E não se esqueça: o cliente é rei e merece ser tratado como tal! Promova uma experiência inesquecível para eles em sua loja!

27 comentários:

Anônimo disse...

Concordo de que uma loja bem apresentável chama atenção de todo consumidor , pois, na verdade todo cliente o que espera de uma loja é no mínimo um bom atendimento, isso todos já sabe. Fazer promoções, oferecer brindes também. O diferencial está em agrupar todas essas ideais ao principal atrativo que leva o cliente a uma loja e o faz voltar, é o Famoso B&B o bom e o barato, agregando esses dois fatores, mais o convencional de todos os comércios se consegue o marketing mais perfeito e mais rápido que existe: a propaganda boca a boca, pois segundo pesquisa feita no Brasil , média de 9,5 % dos brasileiros sofre influencia de amigos na hora de comprar. Sendo assim faz crescer o numero de seus clientes e torna a loja um lugar agradável para sempre retornar para uma nova compra.
Argentina Pereira - 2º ano de Administração - Fal Natal - Candelária

Anônimo disse...

Observei que é necessário oferecer ao cliente mais do que preços competitivos; precisamos estár abertos para abordalos de maneira organizada; para que isso ocorra de forma satisfatoria é necessário conhercer o nosso cliente em potencial.Análisando qual os seus desejos, angústias e nececidades financeiras e pricipalmente emocionais para que possamos atuar de maneira correta e eficiênte, cativando e demonstrando para ele que o mesmo não é apenas uma carteira cujo o proposito é de se retirar dinheiro. Devemos sempre levar em conta o seu desejo de obter algo novo que lhe traga uma satisfação interior; propiciando sempre um clima agradável dentro e fora da loja para que o mesmo se sinta bem avontade para exercer o seu poder de compra; propocionando para ele um diferêncial, que é o relacionamento humano que é bastante eficaz.Porque um simples mais sincero sorriso desarma qualquer pessoa; e não custa nada financeiramente falando.Visto que esse pequeno gesto setorna grandioso e propicia a abertura de portas janelas e tudo que se possa imaginar, fazendo bem pra alma e acima de tudo pro coração de qualquer cliente.
Wagner costa de paiva administração fal 2 ano noturno unidade 1 candelária

Filippo disse...

Ressalto ainda mais a importancia do atendimento. O ramo de atividade que mais cresce hoje é o de serviços e esse é o ramo em que lidamos diretamente com a satisfação das necessidades do cliente. Cada profissional tem que ter como meta atender e superar as expectativas do cliente, prometer oque pode e sempre tentar entregar mais do que prometeu. Trata-se de ter atitude positiva em relação ao cliente, se colocando sempre no lugar dele para se antecipar as suas necessidades.
Filippo Souza - 2º ano de Administração - Fal Natal - Candelária

Anônimo disse...

É bem verdade que chamando a atenção dos clientes com lojas bonitas, promoções, brindes, bom atendimento é muito bom, mais os clientes esperam um diferencial que fique marcado, esse é o tipo de marketing onde melhora a experiêcia com sua marca e seus produtos, sabemos que somos influenciados na hora de comprar por amigos, familiares ou por ouvirmos falar de alguma coisa boa, mais certamente a experiencia memorável é um diferencial competitivo, por isso que vale apena investir pois será um forma de o cliente lembrar de sua marca e produtos, e com certeza estará disposto a pagar por esse diferencial.

Anônimo disse...

E bem verdade que chamando a atenção dos clientes com lojas bonitas, promoções, brindes, bom atendimento é muito bom, mais os clientes esperam um diferencial que fique marcado, e esse o tipo de marketing onde melhora a experiencia com sua marca e produtos, sabemos que somos influênciados na hora de comprar por amigos, familiares ou por ouvirmos falar de alguma coisa boa, mais um experiência memorável, onde o cliente sempre lembrará daquela loja que lhe proporcionou um diferencial competitivo e estará muitas vezes disposto a pagar por esse diferencial.
Márcio Duarte - 2º Ano de Administração - Fal-Natal Candelária.

Aparecida Belarmino disse...

Hoje em dia o consumidor, seja de bens ou serviços, está cada vez mais exigente ao ponto de necessitar realmente de um atendimento diferenciado, acredito que esse é o caminho, deve-se conhecer o consumidor, ou seja, criar um perfil para cada um,onde através desses dados possa-se oferecer o produto, bem ou serviço que ele busca, gerando esse atendimento diferenciado para cada um componente daquele banco de dados. Penso que o Nordestão, faz isso muito bem, mas também vejo a necessidade de melhorar ou aperfeiçoar esse sistema que eles usam, acho muito interessante esse tipo de programa de relacionamento com o cliente, assim se pode oferecer justamente o que ele precisa ou busca para satisfazer as suas necessidades. As organizações, elas precisam ser meio videntes e se atencipar quanto aos desejos e sonhos das pessoas, se não usar esse tipo de sistema, o recomendável seria então conhecer o seu cliente muito bem e tornar-se amigo dele.
Maria Aparecida Belarmino da Silva
2º ano de administração - FAL/Candelária

Anônimo disse...

O artigo nos mostra a importância do cliente para as organizações, por isso que a satisfação não é só o preço, mas sim as inovações que é oferecida para ele.
Jorge Lage - 2° Ano de Administração, Fal Natal, Candelária.

Anônimo disse...

O tema é bastante atual,o show tem que mantido vivo, percebemos que o cliente tem que ofertar seu tempo num ambiente agradável, e que ele passe este tempo desapercebido e descontraido com que lhe propuseram e ofertaram e assim na sua conciência de consumidor não existirá o peso financeiro que possa causar a compra, caso contrário suas lembraças será do clima sem vida que este ambiente proporcionou e com certeza não existirá uma segunda chance.

Unknown disse...

Leonardo Lima - Fal - Faculdade de Natal - 2° Ano Administração
Noturno - Candelária

Cada um de npós conhece como atender bem um cliente, mas depende de cada um prestar um mínimo de atenção para com o cliente ele pode ser conquistado com satisfação em atender como um adulto que goste de futebol , pergunte como vai o time dele de coração ou alguém que goste de ler, puxe pelo lado emocional também porque cada cliente funciona de forma diferente e cabe ao colaborador descobrir como o seu cliente funciona para dar lucro a empresa e todos saírem satisfeitos com o seu diferencial!!!

Anônimo disse...

Atualmente as lojas estão bem apresentáveis para chama atenção dos clientes, mas o que eles querem é um bom atendimento. Oferecer atrativos como: descontos, promoções, brindes podem não só atrair clientes e, mas manter os clientes em sua loja.
Isabel de Maria - 2ºAno de Administração - FAL - Candelária

Anônimo disse...

Cada empresa tem a sua maneira de atrair o cliente, como por exemplo, com promoções, descontos, brindes e outros. Mas o diferencial mesmo é na hora da abordagem. Quando o consumidor entra numa loja que tem um bom atendimento senti-se lisonjeado, dessa forma, é estimulado a retornar na mesma. O profissional na hora de sua abordagem precisa ter uma percepção do perfil de cada cliente para que com isso possa atendê-lo de maneira adequada a fim de agradá-lo.

Maria Inácia Bezerra Dantas

Administração 2º ano – 4º período Candelária

Anônimo disse...

FAL-FACULDADE DE NATAL/1°U
MANASSÉS KRSNA G. L. SILVA
ADMINISTRAÇÂO 2ºANO

Concordo com o artigo, uma empresa para ser bem desenvolvida ou ainda em crescimanto é necessario desenvolver tecnicas de marketing, de modo a fidelizar e satisfazer o cliente, não importa a tecnica. E outra, é conhecer os clientes, eles são a razão da existência de uma empresa. É preciso agradá-los. São muito importantes, uma vez que são eles que darão dinheiro em troca de produtos, serviços e, conseqüentemente, manterão a empresa viva."bom atendimento"

Unknown disse...

Para ter sucesso, não basta produzir um produto/serviço de boa qualidade e a um preço considerável. É o bom atendimento ao cliente que fará com que a empresa se torne um sucesso. Lógico que esse mix de conjunto (qualidade, preço, atendimento, e uma boa infra-estrutura) é primordial, mas a empresa sempre deve dar uma maior atenção ao cliente. Um ambiente agradável, um atendimento diferenciado, personalizado, tornará o cliente o seu maior aliado.

Lisyane Barbosa Mendonça - 2º ano de Administração/FAL - Candelária

Anônimo disse...

A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E O QUE VALE


CONCORDO SIM QUE AS LOJAS TENHAM ESSE DIFERENCIAL, PORQUE EU COMO CLIENTE ACHO MARAVILHOSO CHEGAR EM UMA LOJA QUE OS SEUS COLABORADORES OU PASSEIROS ME TRATEM COM RECEPTIVIDADE ALEM DE OUVIR UM BOM SOM E ENTRE OUTROS AS ASPECTOS, ATE PORQUE AS PESSOAS NÃO TOLERAM PRODUTOS DE MÁ QUALIDADE, ELAS OS DEVOLVEM E PASSAM A COMPRAR EM OUTRO LUGAR ENTÃO E PRECISO OFERECER EXCELÊNCIA AOS CLIENTES EM TODOS OS ASPECTOS, TANTO NO PRODUTO, COMO NA RECEPTIVIDADE, OS CLIENTES TEM QUE SER TRATADOS COMO CELEBRIDADES EM UM AMBIENTE BEM AGRADAVEL. É HOJE SABEMOS QUE NO MERCADO ATUAL INOVAR PODE SIGNIFICAR ENCONTRAR UM DIFERENCIAL QUE ACRESCENTE VALOR A SEU PRODUTO OU QUE AMPLIE A CAPACIDADE DE COMPETIÇÃO DE SUA LOJA, DEVIDO A GRANDE CONCORRÊNCIA, TEMOS QUE SER RAPIDOS E CRIATIVOS NA DIVULGAÇÃO DE NOSSA LOJA, SE QUISER REALMENTE CHAMAR A ATENÇÃO DO PÚBLICO.


OBRIGADA.

ATT.
ANA CLECIA MARIA DA SILVA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - 2º ANO

Anônimo disse...

A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE É O QUE VALE

CONCORDO SIM QUE AS LOJAS TENHAM ESSE DIFERENCIAL, PORQUE EU COMO CLIENTE VAI ACHA MARAVILHOSO CHEGAR A UMA LOJA E OS SEUS COLABORADORES OU PASSEIROS ME TRATAREM COM UM EXCELENTE RECEPTIVIDADE, OUVINDO UM SOM AGRADÁVEL E ENTRE OUTROS ASPECTOS. ATE PORQUE AS PESSOAS NÃO TOLERAM PRODUTOS DE MÁ QUALIDADE ELAS OS DEVOLVEM E PASSAM A COMPRAR EM OUTRO LUGAR ENTÃO E PRECISO OFERECER EXCELÊNCIA AOS CLIENTES EM TODOS OS ASPECTOS TANTO NO PRODUTO COMO NA RECEPTIVIDADE OS CLIENTES TEM QUE SER TRATADOS COMO CELEBRIDADES EM UM AMBIENTE BEM AGRADÁVEL. HOJE SABEMOS QUE NO MERCADO ATUAL INOVAR PODE SIGNIFICAR ENCONTRAR UM DIFERENCIAL QUE ACRESCENTE VALOR A SEU PRODUTO OU QUE AMPLIE A CAPACIDADE DE COMPETIÇÃO DE SUA LOJA, DEVIDO A GRANDE CONCORRÊNCIA, TEMOS QUE SER RAPIDOS E CRIATIVOS NA DIVULGAÇÃO DE NOSSA LOJA, SE QUISER REALMENTE CHAMAR ATENÇÃO DO PÚBLICO.

OBRIGADA

ATT
ANA CLECIA MARIA DA SILVA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 2º ANO

Tâmires Luana disse...

Tâmires Luana – FAL , 2º ano de Administração

A criatividade e a inovação são competências estratégicas que as empresas estão oferecendo no mercado, hoje tudo é em prol da satisfação do cliente. Lojas padronizadas como haviam há alguns anos não atraem mais a clientela. É obrigação de toda organização saber as necessidades do seu público e mesclá-las através da agregação de técnicas que chamem atenção dos clientes visuais, auditivos e sinestésicos oferecendo prazer na hora da compra.

Unknown disse...

O artigo é bem interessante, e esta certo porque todo cliente gosta de um bom atendimento.
Porque o produto vai ter em todas as lojas, mais como ele é vai ser atendido vai depende das pessoas envolvidas da loja, um clima bom para sentisse bem, por que si ele gosta do ambiente vai querer fica mais tempo, pode leva até mais coisas dependendo da forma de atendimento e um ambiente que seja acolhedor. Sem fala que á varias formas de você trata bem o cliente.
Também vale lembra que é o dinheiro do cliente que vai pagar o seu salário no final do mês.

Unknown disse...

O artigo é bem interessante, e esta certo porque todo cliente gosta de um bom atendimento.
Porque o produto vai ter em todas as lojas, mais como ele é vai ser atendido vai depende das pessoas envolvidas da loja, um clima bom para sentisse bem, por que si ele gosta do ambiente vai querer fica mais tempo, pode leva até mais coisas dependendo da forma de atendimento e um ambiente que seja acolhedor. Sem fala que á varias formas de você trata bem o cliente.
Também vale lembra que é o dinheiro do cliente que vai pagar o seu salário no final do mês.

FAL- Administração 2º ANO
Hedyon Fagner Ferreira

Anônimo disse...

Cada vez mais as grandes empresas tem que conhecer o perfil de seus clientes procurando assim mantê-los "clientes". O diferencial nas instaleções, promoções e principalmente no atendimento é mimar o cliente e deixar claro o quanto ele é importante. Hoje nesse mercado tão competitivo quem oferece mais e melhor é quem realmente se destaca.

Kívia Lorena Campos Soares
Administração 2º ano, Unid. I

Anônimo disse...

Cada vez mais as grandes empresas tem que conhecer o perfil de seus clientes procurando assim mantê-los "clientes". O diferencial nas instaleções, promoções e principalmente no atendimento é mimar o cliente e deixar claro o quanto ele é importante. Hoje nesse mercado tão competitivo quem oferece mais e melhor é quem realmente se destaca.

Kívia Lorena Campos Soares
Administração 2º ano, Unid. I

Anônimo disse...

Cada vez mais as grandes empresas tem que conhecer o perfil de seus clientes procurando assim mantê-los "clientes". O diferencial nas instaleções, promoções e principalmente no atendimento é mimar o cliente e deixar claro o quanto ele é importante. Hoje nesse mercado tão competitivo quem oferece mais e melhor é quem realmente se destaca.

Kívia Lorena Campos Soares
Administração 2º ano, Unid. I

Anônimo disse...

Cada vez mais as grandes empresas tem que conhecer o perfil de seus clientes procurando assim mantê-los "clientes". O diferencial nas instaleções, promoções e principalmente no atendimento é mimar o cliente e deixar claro o quanto ele é importante. Hoje nesse mercado tão competitivo quem oferece mais e melhor é quem realmente se destaca.

Kívia Lorena Campos Soares
Administração 2º ano, Unid. I

Anônimo disse...

Estamos em um mercado de livre concorrência, no qual fica com a liderança quem oferece diferencial para o cliente. Seja com um produto de qualidade, com um atendimento impecável, com um espaço que "encha os olhos" ou com uma campanha de marketing maciça, as empresas devem buscar conquistar o seu público para ter como consequência um "feed back" positivo por parte destes consumidores. Chegando a esse resultado e dando continuidade ao investimento na qualidade dos procedimentos mercadológicos pode-se alcançar o sucesso, pois cada cliente conquistado é um passo a mais para o crescimento da empresa.

João Custódio Cesar Administração - 2° ano FAL-Candelária

Anônimo disse...

Estamos em um mercado de livre concorrência, no qual fica com a liderança quem oferece diferencial para o cliente. Seja com um produto de qualidade, com um atendimento impecável, com um espaço que "encha os olhos" ou com uma campanha de marketing maciça, as empresas devem buscar conquistar o seu público para ter como consequência um "feed back" positivo por parte destes consumidores. Chegando a esse resultado e dando continuidade ao investimento na qualidade dos procedimentos mercadológicos pode-se alcançar o sucesso, pois cada cliente conquistado é um passo a mais para o crescimento da empresa.

João Custódio Cesar Administração - 2° ano FAL-Candelária

Anônimo disse...

A matéria afirma que o objetivo comum a todas as empresas é de fornecer soluções para as necessidades de seus clientes da melhor maneira possível. É necessário conhecer bem o público alvo e o que eles gostam e o que não gostam na organização. Qualidade, preço, atendimento, e uma boa infra-estrutura são itens básico oferecidos no mercado, as organizações precisam criar um diferencial para adquirir e manter novos clientes.

Francisco Marilúcio
FAL - 2º ano de Administração

Edilberto Nogueira disse...

Sabemos que hoje não basta ter preço mas também é preciso encantar o cliente, conquista-lo com ambientes agradáveis e harmoniosos que possa ficar na mente como um lugar que dá prazer e bem estar. Isso faz parte do pós venda, onde você registra sua marca na vida do seu cliente,não esquecendo nunca o bom atendimento esse como um bom ambiente e fator primordial no resultado final da conquista do cliente, lembrando sempre que cliente satisfeito traz mais cleintes.

Edilberto Nogueira Administração
2ºano FAL - Candelária

Ricardo Lima disse...

Acredito qque belas vitrines não tão importantes quanto a satisfação de ser bem atendido. quantos de nós consumidores estamos acostumados em lojas mais amplas e confortaveis? mas o atendimento é péssimo!!! O diferencial citado no artigo é interessante, pois o cliente quando vai em uma loja "aromatizada ou personalizada" identifica-se com o perfil da loja. Agradar o cliente é necessario para a conquista do seu nome diante toda uma linha de frente da concorrencia. O mundo dos negocios é esse, quanto mais satistação, isso não, quanto mais prazeroso para um cliente saber que pode contar com uma loja espetacular, com clima excepcional, atendimento super hiper mega excelente, Cada vez mais o cliente se tornará fiel a sua marca, com isso, ganha a empresa e o cliente...

Ricardo Lima

Administração - 2º periodo - FAL Candelária.