Tendências do comportamento de empresas e consumidores
Por Thiago Terra
thiago@mundodomarketing.com.br
A segunda palestra do Seminário Marketing 360º, que acontece em São Paulo hoje e manhã, foi ministrada por Beth Furtado, Diretora de Planejamento da QG Propaganda e autora do livro “Desejos Contemporâneos”. O objetivo de Beth foi trazer para os profissionais da área de Marketing presentes no evento inspirações e novas idéias. A apresentação foi baseada no livro, como o princípio que norteia a idéia de que os produtos não estão se tornando melhores, mas sim diferentes. Desta forma, segundo ela, percebe-se que o Marketing é, em sua essência, uma disciplina voltada para as pessoas.
A constante mutação da sociedade sob diversos aspectos faz com que o departamento de Marketing das empresas muitas vezes não perceba a necessidade do consumidor. “Acontecem diversas mudanças que nós não percebemos porque elas não acontecem de forma escandalosa. De repente, quando vimos, já aconteceu”, conta Beth.
Mudanças e paradoxosO livro mostra as mudanças mais perceptivas sobre a população brasileira, como a diminuição do número de pessoas que compõem uma família, já que as que moram sozinhas hoje chegam a 6 milhões, ou 11% dos lares brasileiros. A população com mais de 60 anos pulou de 2,6 milhões em 1950 para 19 milhões no ano 2000.
“Hoje vivemos mais e melhor, temos maior poder de compra e alternativas de bens e serviços. Os costumes estão mudando de forma acelerada assim como as pessoas”, afirma a Diretora de Planejamento da QG Propaganda. De acordo com ela, o mundo vive paradoxos contemporâneos. “Nesta realidade vemos países como EUA pedindo dinheiro para a Rússia, por exemplo, por causa da crise econômica”, compara.
A época liquida - como define Beth - em que vivemos tem como característica ser efêmera e transitória, já que se transformam de acordo com a variável presente na realidade das pessoas. “Antes os casamentos duravam a vida toda e as pessoas trabalhavam na mesma empresa por muitos anos e isso era motivo de orgulho”, aponta.
Segundo Beth, a sociedade convive diariamente com paradoxos. Um deles é a busca por esportes radicais hoje e serenidade no dia seguinte. “Somos confusos. Buscamos proteção e temos medo um dia, mas no outro procuramos a conexão com outras pessoas. Assim como a valorização do preço baixo versus os empréstimos cada vez mais comuns”, diz.
Transitoriedade, novidades e tendênciasA realidade atual aponta para a necessidade dos consumidores de ter transitoriedade. Uma vez com um produto adquirido, o consumidor já procura outro e a obsolência acontece no ato da compra. Por isso, diz Beth, há tantas empresas especializadas em aluguel de bolsas de grife, jardim, roupas, veículos, ferramentas, etc.
O consumidor predominante no mercado contemporâneo é o que procura por novidades. Estas novidades podem englobar a experiência para que o consumidor se sinta parte de um grupo desejado. “Negócios para jovens é uma oportunidade de mercado, mas a receita de sucesso é criar algo que faça as pessoas se sentirem jovens”, ensina Beth.
Outra tendência apontada pela executiva da QG propaganda é a velocidade que trazem para as pessoas o desejo de estar em movimento. “Nossas tarefas não cabem nas agendas, as demandas não cabem na semana e os sonhos não cabem nos nossos bolsos”, diz.
Além destas tendências encontradas no perfil de empresas e consumidores atualmente, Beth ressalta a inclusão, como um desejo do consumidor de fazer parte de um grupo, a invisibilidade que acontece com pessoas que se sentem desimportantes, e a inspiração como conceito de experiência de compra, conexões e perspectivas, que hoje surgem com força por conta da sociedade que busca um comportamento um pouco mais consciente através de produtos orgânicos e sustentáveis.
O evento acontece hoje e amanhã em São Paulo no hotel Blue Tree Towers Morumbi e é patrocinado pela Accentiv’, Copernicus Marketing Consulting, Datalistas, Dinamize e TNS InterScience. Esta é a quarta edição do seminário realizado pelo Mundo do Marketing e tem a organização do Grupo B2.
A segunda palestra do Seminário Marketing 360º, que acontece em São Paulo hoje e manhã, foi ministrada por Beth Furtado, Diretora de Planejamento da QG Propaganda e autora do livro “Desejos Contemporâneos”. O objetivo de Beth foi trazer para os profissionais da área de Marketing presentes no evento inspirações e novas idéias. A apresentação foi baseada no livro, como o princípio que norteia a idéia de que os produtos não estão se tornando melhores, mas sim diferentes. Desta forma, segundo ela, percebe-se que o Marketing é, em sua essência, uma disciplina voltada para as pessoas.
A constante mutação da sociedade sob diversos aspectos faz com que o departamento de Marketing das empresas muitas vezes não perceba a necessidade do consumidor. “Acontecem diversas mudanças que nós não percebemos porque elas não acontecem de forma escandalosa. De repente, quando vimos, já aconteceu”, conta Beth.
Mudanças e paradoxosO livro mostra as mudanças mais perceptivas sobre a população brasileira, como a diminuição do número de pessoas que compõem uma família, já que as que moram sozinhas hoje chegam a 6 milhões, ou 11% dos lares brasileiros. A população com mais de 60 anos pulou de 2,6 milhões em 1950 para 19 milhões no ano 2000.
“Hoje vivemos mais e melhor, temos maior poder de compra e alternativas de bens e serviços. Os costumes estão mudando de forma acelerada assim como as pessoas”, afirma a Diretora de Planejamento da QG Propaganda. De acordo com ela, o mundo vive paradoxos contemporâneos. “Nesta realidade vemos países como EUA pedindo dinheiro para a Rússia, por exemplo, por causa da crise econômica”, compara.
A época liquida - como define Beth - em que vivemos tem como característica ser efêmera e transitória, já que se transformam de acordo com a variável presente na realidade das pessoas. “Antes os casamentos duravam a vida toda e as pessoas trabalhavam na mesma empresa por muitos anos e isso era motivo de orgulho”, aponta.
Segundo Beth, a sociedade convive diariamente com paradoxos. Um deles é a busca por esportes radicais hoje e serenidade no dia seguinte. “Somos confusos. Buscamos proteção e temos medo um dia, mas no outro procuramos a conexão com outras pessoas. Assim como a valorização do preço baixo versus os empréstimos cada vez mais comuns”, diz.
Transitoriedade, novidades e tendênciasA realidade atual aponta para a necessidade dos consumidores de ter transitoriedade. Uma vez com um produto adquirido, o consumidor já procura outro e a obsolência acontece no ato da compra. Por isso, diz Beth, há tantas empresas especializadas em aluguel de bolsas de grife, jardim, roupas, veículos, ferramentas, etc.
O consumidor predominante no mercado contemporâneo é o que procura por novidades. Estas novidades podem englobar a experiência para que o consumidor se sinta parte de um grupo desejado. “Negócios para jovens é uma oportunidade de mercado, mas a receita de sucesso é criar algo que faça as pessoas se sentirem jovens”, ensina Beth.
Outra tendência apontada pela executiva da QG propaganda é a velocidade que trazem para as pessoas o desejo de estar em movimento. “Nossas tarefas não cabem nas agendas, as demandas não cabem na semana e os sonhos não cabem nos nossos bolsos”, diz.
Além destas tendências encontradas no perfil de empresas e consumidores atualmente, Beth ressalta a inclusão, como um desejo do consumidor de fazer parte de um grupo, a invisibilidade que acontece com pessoas que se sentem desimportantes, e a inspiração como conceito de experiência de compra, conexões e perspectivas, que hoje surgem com força por conta da sociedade que busca um comportamento um pouco mais consciente através de produtos orgânicos e sustentáveis.
O evento acontece hoje e amanhã em São Paulo no hotel Blue Tree Towers Morumbi e é patrocinado pela Accentiv’, Copernicus Marketing Consulting, Datalistas, Dinamize e TNS InterScience. Esta é a quarta edição do seminário realizado pelo Mundo do Marketing e tem a organização do Grupo B2.
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