Lojas estendem horário de abertura no ciclo natalino
O comércio natalense já está abrindo no período noturno com a proximidade do Natal em horários diferenciados do resto do ano. A maior parte das lojas do Centro da cidade e Alecrim estenderão seus expedientes até às 20h, e na semana que antecede o Natal abrirão até 21h. O comércio de rua também abre aos domingos, no horário das 9h às 15h, enquanto os shoppings chegam a abrir suas portas até à meia-noite.Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, Ricardo Abreu, essa atitude reflete o bom ano para o comércio na cidade. “Tudo caminha para mais de 10% de crescimento nas vendas de fim de ano em relação à 2006 se concretize”, disse Abreu, citando também a queda nos juros e no preço do dólar, o que deve alavancar as vendas de produtos importados.Outro fator destacado por Ricardo é a chegada dos novos empreendimentos à capital, como o Natal Norte Shopping, recém inaugurado, além da abertura de diversos supermercados e lojas de atacado. “A abertura desses novos centros comerciais aproximou o consumidor de suas lojas preferidas, e provocou a vinda de novas redes para a cidade, criando novos empregos e aumentando o poder de compra dos consumidores locais”, completou.
PESQUISAO comércio está otimista com as vendas do Natal deste ano, revela a pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial. Segundo o levantamento, 61% dos empresários entrevistados esperam ter um crescimento no faturamento, em relação ao Natal de 2006. Considerando todas as datas festivas do varejo, esta é a primeira vez que a barreira de 50% é rompida desde 2005, quando a pesquisa foi iniciada. Segundo os analistas da companhia de análise de crédito, as perspectivas estão coerentes com o atual cenário econômico, que é reflexo do aumento da renda do consumidor, do crescimento do emprego formal, da redução das taxas de juros, da maior oferta de crédito e alongamento de seus prazos e da estabilidade da inadimplência. A Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial para o Natal 2007 considerou uma amostra de 1.008 empresas do varejo, representativas de todo o Brasil e segmentadas por porte (pequeno, médio e grande) e região (Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste). De acordo com a Serasa, o varejo nacional espera um crescimento médio de 15,5% do faturamento neste Natal, em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa de aumento do faturamento dos entrevistados é maior em relação a estimativa de crescimento verificada no Dia das Crianças (49% dos empresários), Páscoa e Dia dos Pais (ambos com 48%). Por regiões, os entrevistados do Norte do Brasil foram os mais otimistas, com 70% do empresários do varejo confiantes em aumento do faturamento. Em seguida aparecem os empresários do Sul (66%), Sudeste e Centro-Oeste (ambos com 59%) e Nordeste (56%). Em relação ao volume de vendas físicas (quantidade vendida), 59% dos entrevistados estão confiantes num incremento em relação ao Natal de 2006. Segundo a Serasa, desde o Dia das Crianças, esta é a primeira vez que a expectativa das vendas físicas é menor do que a do faturamento. Com esse resultado, os analistas da instituição indicam que os presentes serão de maior valor. Com 30% dos votos, os celulares continuam na primeira colocação como opção de compra neste Natal, na opinião dos empresários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário