Perfis de consumidores nas compras
A Capital Pessoal, agência de inteligência e inovação focada no comportamento e em tendências, formatou o comportamento do consumidor em três perfis na hora em que vão às compras. Conheça cada um deles.
Perfil “Sessão da Tarde”: eles querem passear Em sua maioria são mulheres das classes A, B e C numa faixa de idade bastante extensa 20-60 anos (com filhos entre 6 e 24 anos ou sem filhos) casadas, que não trabalham, ou trabalham meio período ou são aposentadas. Mostram-se muito dedicadas aos filhos e à família, gostam de aproveitar o tempo com eles. São carinhosas e afetivas, adoram presentear e preparar pequenos mimos a toda hora.
Quando se dirigem a um centro de compras, como shoppings centers, ou mesmo pequenas feirinhas ou galerias, relacionadas à produtos não perecíveis, esse perfil de consumidor deseja muito mais do que suprir necessidades básicas de consumo: eles querem passear, fazer cursos e olhar as vitrines. Suas principais vontades são: se divertir, relaxar, agradar a si mesmos e aos outros, presentear, demonstrar carinho e cuidar de quem se ama.
Por isso, no ambiente de compras procuram atividades para as crianças (teatrinho, programas educativos, brinquedoteca, eventos em geral), cinema e praça de alimentação. E na sacola de compras, sempre levam algum “mimo”: roupas, brinquedos, perfumes, docinhos, chocolates, artigos de toilet, etc).
Perfil “Turista”: eles querem se informarAo contrário do perfil “sessão da tarde”, aqui encontramos homens e mulheres mais jovens, de 18 à 35 anos, principalmente solteiros e sem filhos. Tratam-se de pessoas dinâmicas, atualizadas e com referências sobre cultura, tecnologia e moda (o maior desejo é aumentar seu repertório cultural). São atraídos por itens diferentes, sobretudo por novidades e informação que venha para somar.
Aliado a isso, está a vontade de passar o tempo, encontrar os amigos, esfriar a cabeça, comer “porcarias” (doces / junk food) e descontrair. Em suas incursões por ambientes consumistas, desejam suprir sua fome pelo novo e ao mesmo tempo esfriar a cabeça. Estão à procura de novidades, checar se existe algum evento, show, ou exposição naquele ambiente, adoram passar o tempo na praça de alimentação ou no cinema, numa relação pautada pela praticidade, conveniência e descontração depois do trabalho ou da faculdade para fazer um lanche, encontrar os amigos ou realizar pequenas compras. Na sacola de compras, existe sempre algo diferente, de impulso, que chamou sua atenção ou uma comprinha de última hora.
Perfil “Pac Man”: eles querem comprar tudoEssa categoria compreende homens e mulheres numa ampla faixa etária, geralmente casados ou comprometidos. São hiperconsumistas, exigentes, gostam de muita variedade (preço e produto) e procuram por absoluta eficiência na compra: ampla oferta de lojas (quantidade e variedade), atendimento especializado e serviços diversificados.
São pessoas objetivas e práticas, que fazem uma distinção bem marcada entre compra e passeio. Por isso, são atraídos por um mix de produto diversificado, para fazer todo tipo de compras (desde coisas para casa até artigos pessoais). Sua necessidade principal consiste em realizar ótimas compras, sentir que comparou os melhores produtos e preços, economizar tempo, encontrar, sobretudo, muita variedade.
Eventualmente fazem alguma parada na praça de alimentação ou no cinema. Na sacola de compras, encontram-se artigos apenas necessários para o dia a dia ou para uma ocasião específica (coisas para casa, material para o trabalho, roupas para uma festa, etc.).
Perfil “Sessão da Tarde”: eles querem passear Em sua maioria são mulheres das classes A, B e C numa faixa de idade bastante extensa 20-60 anos (com filhos entre 6 e 24 anos ou sem filhos) casadas, que não trabalham, ou trabalham meio período ou são aposentadas. Mostram-se muito dedicadas aos filhos e à família, gostam de aproveitar o tempo com eles. São carinhosas e afetivas, adoram presentear e preparar pequenos mimos a toda hora.
Quando se dirigem a um centro de compras, como shoppings centers, ou mesmo pequenas feirinhas ou galerias, relacionadas à produtos não perecíveis, esse perfil de consumidor deseja muito mais do que suprir necessidades básicas de consumo: eles querem passear, fazer cursos e olhar as vitrines. Suas principais vontades são: se divertir, relaxar, agradar a si mesmos e aos outros, presentear, demonstrar carinho e cuidar de quem se ama.
Por isso, no ambiente de compras procuram atividades para as crianças (teatrinho, programas educativos, brinquedoteca, eventos em geral), cinema e praça de alimentação. E na sacola de compras, sempre levam algum “mimo”: roupas, brinquedos, perfumes, docinhos, chocolates, artigos de toilet, etc).
Perfil “Turista”: eles querem se informarAo contrário do perfil “sessão da tarde”, aqui encontramos homens e mulheres mais jovens, de 18 à 35 anos, principalmente solteiros e sem filhos. Tratam-se de pessoas dinâmicas, atualizadas e com referências sobre cultura, tecnologia e moda (o maior desejo é aumentar seu repertório cultural). São atraídos por itens diferentes, sobretudo por novidades e informação que venha para somar.
Aliado a isso, está a vontade de passar o tempo, encontrar os amigos, esfriar a cabeça, comer “porcarias” (doces / junk food) e descontrair. Em suas incursões por ambientes consumistas, desejam suprir sua fome pelo novo e ao mesmo tempo esfriar a cabeça. Estão à procura de novidades, checar se existe algum evento, show, ou exposição naquele ambiente, adoram passar o tempo na praça de alimentação ou no cinema, numa relação pautada pela praticidade, conveniência e descontração depois do trabalho ou da faculdade para fazer um lanche, encontrar os amigos ou realizar pequenas compras. Na sacola de compras, existe sempre algo diferente, de impulso, que chamou sua atenção ou uma comprinha de última hora.
Perfil “Pac Man”: eles querem comprar tudoEssa categoria compreende homens e mulheres numa ampla faixa etária, geralmente casados ou comprometidos. São hiperconsumistas, exigentes, gostam de muita variedade (preço e produto) e procuram por absoluta eficiência na compra: ampla oferta de lojas (quantidade e variedade), atendimento especializado e serviços diversificados.
São pessoas objetivas e práticas, que fazem uma distinção bem marcada entre compra e passeio. Por isso, são atraídos por um mix de produto diversificado, para fazer todo tipo de compras (desde coisas para casa até artigos pessoais). Sua necessidade principal consiste em realizar ótimas compras, sentir que comparou os melhores produtos e preços, economizar tempo, encontrar, sobretudo, muita variedade.
Eventualmente fazem alguma parada na praça de alimentação ou no cinema. Na sacola de compras, encontram-se artigos apenas necessários para o dia a dia ou para uma ocasião específica (coisas para casa, material para o trabalho, roupas para uma festa, etc.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário