O Boticário, Sadia e Tramontina são eleitas marcas de prestígio e reputação por consumidores
Por Bruno Mellobruno@mundodomarketing.com.br
O Boticário, Sadia e Tramontina são as marcas de maior prestígio e reputação no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, respectivamente. Homens e mulheres das classes A, B e C que moram na capital e no interior dos três estados avaliaram a qualidade de produtos e serviços das marcas, admiração e confiança, responsabilidade social e ambiental, capacidade de inovação, história e evolução das empresas.
Seis mil consumidores foram entrevistados por um estudo pioneiro conduzido pela Troiano Consultoria de Marca em parceria com a Revista Amanhã. Entraram na votação as 30 maiores empresas de cada um dos estados de acordo com um estudo da PriceWaterhouseCoopers.
As marcas brasileiras, principalmente O Boticário em Curitiba, disputaram a admiração com grupos multinacionais como Renault, HSBC e Kraft. “Ficar em primeiro lugar competindo com estas companhias significa que há um trabalho de branding consistente e que está sendo reconhecido pelo consumidor”, explica Levi Carneiro, Diretor da Unidade de Reputação Corporativa da Troiano.
Números além dos númerosA principal diferença entre outras pesquisas relativas à marca e o estudo que mede o Índice de Prestígio da Marca Corporativa – IPMC – é que são avaliados atributos tangíveis das empresas, como a qualidade de seus produtos e serviços. Este quesito foi o de maior importância para os entrevistados. Em todos os estados, foi responsável por mais de 23% do resultado final.
O segundo driver que mais influenciou no resultado foi a admiração e confiança na marca, responsável por pouco mais de 20% no levantamento geral, seguido de responsabilidade social e ambiental, capacidade de inovação e história e evolução. “De uma maneira geral, todos os critérios ficaram equilibrados, de modo que uma empresa que tenha tido destaque em uma avaliação não ficou em primeiro lugar em âmbito geral. O consumidor está de olho em tudo”, aponta Levi Carneiro(foto) em entrevista ao Mundo do Marketing.
A principal leitura a ser feita pelas empresas que tiveram suas marcas julgadas é a avaliação de sua estratégia de negócios. Segundo a Troiano, a marca da empresa e a sua reputação assumem cada vez mais um papel capital dentro de uma nova realidade de um mercado mais competitivo e mais informado. “A marca corporativa passa a ser uma espécie de chancela, de aval, de garantia para quem quer ter a certeza da boa procedência do que compra e evitar os simulacros e as imitações”, afirma o estudo.
“Esses resultados mostram se está havendo um equilíbrio entre aquilo que a empresa está promovendo, o que ela está realizando e o reconhecimento público deste trabalho. Uma empresa pode estar fazendo um excelente trabalho de responsabilidade social, mas se isso ainda não aparece da maneira como elas gostariam, não está dando conhecimento público a isso”, aponta Levi Carneiro.
DNA da marca reconhecidoAs marcas que obtiveram a melhor avaliação por parte dos consumidores ficaram no topo da maior parte dos quesitos avaliados. No Paraná, o destaque foi O Boticário. “O que chama atenção é como a empresa tem sabido evoluir de forma consistente. Ela demonstra uma grande responsabilidade social em toda a cadeia de produção, os funcionários reconhecem a saúde no ambiente de trabalho, na recompensa e a empresa nunca deixará de ser inovadora”, avalia o Diretor da Troiano.
Já a Sadia, campeã em Santa Catarina, chama atenção por apresentar a mesma marca em diversos produtos de forma única. “Eles conseguiram fazer o que chamamos de arquitetura monolítica, que dá o nome corporativo a todos os produtos. A Sadia tem um sistema muito forte de garantia de qualidade, o que significa que cada novo produto é uma bem sucedida experiência da marca”, avalia o especialista em marcas.
No quesito qualidade, não houve marca mais bem avaliada que a Tramontina entre os três estados pesquisados, com um índice de 77,8%. “O reconhecimento mais forte é com relação a sua qualidade, tanto que foi uma das mais bem avaliadas neste quesito em todos os estados pesquisados”, ressalta Levi Carneiro.
Como foi a avaliaçãoNo quesito Admiração e Confiança, o consumidor mostra o que sente em relação à empresa. Em inovação, como está sendo vista a atitude da empresa ao inovar e incorporar novidades. Qualidade de produtos ou serviços indica qual é a percepção do cliente sobre a qualidade geral de produtos e serviços. Em Responsabilidade social e Ambiental são avaliados os projetos e ações sociais e ambientais de cada organização e, por fim, no Histórico e evolução da empresa, o público diz como vê o processo de evolução e crescimento da empresa. Conheça o Índice de Prestígio da Marca Corporativa dos três mercados pesquisados.
O Boticário, Sadia e Tramontina são as marcas de maior prestígio e reputação no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, respectivamente. Homens e mulheres das classes A, B e C que moram na capital e no interior dos três estados avaliaram a qualidade de produtos e serviços das marcas, admiração e confiança, responsabilidade social e ambiental, capacidade de inovação, história e evolução das empresas.
Seis mil consumidores foram entrevistados por um estudo pioneiro conduzido pela Troiano Consultoria de Marca em parceria com a Revista Amanhã. Entraram na votação as 30 maiores empresas de cada um dos estados de acordo com um estudo da PriceWaterhouseCoopers.
As marcas brasileiras, principalmente O Boticário em Curitiba, disputaram a admiração com grupos multinacionais como Renault, HSBC e Kraft. “Ficar em primeiro lugar competindo com estas companhias significa que há um trabalho de branding consistente e que está sendo reconhecido pelo consumidor”, explica Levi Carneiro, Diretor da Unidade de Reputação Corporativa da Troiano.
Números além dos númerosA principal diferença entre outras pesquisas relativas à marca e o estudo que mede o Índice de Prestígio da Marca Corporativa – IPMC – é que são avaliados atributos tangíveis das empresas, como a qualidade de seus produtos e serviços. Este quesito foi o de maior importância para os entrevistados. Em todos os estados, foi responsável por mais de 23% do resultado final.
O segundo driver que mais influenciou no resultado foi a admiração e confiança na marca, responsável por pouco mais de 20% no levantamento geral, seguido de responsabilidade social e ambiental, capacidade de inovação e história e evolução. “De uma maneira geral, todos os critérios ficaram equilibrados, de modo que uma empresa que tenha tido destaque em uma avaliação não ficou em primeiro lugar em âmbito geral. O consumidor está de olho em tudo”, aponta Levi Carneiro(foto) em entrevista ao Mundo do Marketing.
A principal leitura a ser feita pelas empresas que tiveram suas marcas julgadas é a avaliação de sua estratégia de negócios. Segundo a Troiano, a marca da empresa e a sua reputação assumem cada vez mais um papel capital dentro de uma nova realidade de um mercado mais competitivo e mais informado. “A marca corporativa passa a ser uma espécie de chancela, de aval, de garantia para quem quer ter a certeza da boa procedência do que compra e evitar os simulacros e as imitações”, afirma o estudo.
“Esses resultados mostram se está havendo um equilíbrio entre aquilo que a empresa está promovendo, o que ela está realizando e o reconhecimento público deste trabalho. Uma empresa pode estar fazendo um excelente trabalho de responsabilidade social, mas se isso ainda não aparece da maneira como elas gostariam, não está dando conhecimento público a isso”, aponta Levi Carneiro.
DNA da marca reconhecidoAs marcas que obtiveram a melhor avaliação por parte dos consumidores ficaram no topo da maior parte dos quesitos avaliados. No Paraná, o destaque foi O Boticário. “O que chama atenção é como a empresa tem sabido evoluir de forma consistente. Ela demonstra uma grande responsabilidade social em toda a cadeia de produção, os funcionários reconhecem a saúde no ambiente de trabalho, na recompensa e a empresa nunca deixará de ser inovadora”, avalia o Diretor da Troiano.
Já a Sadia, campeã em Santa Catarina, chama atenção por apresentar a mesma marca em diversos produtos de forma única. “Eles conseguiram fazer o que chamamos de arquitetura monolítica, que dá o nome corporativo a todos os produtos. A Sadia tem um sistema muito forte de garantia de qualidade, o que significa que cada novo produto é uma bem sucedida experiência da marca”, avalia o especialista em marcas.
No quesito qualidade, não houve marca mais bem avaliada que a Tramontina entre os três estados pesquisados, com um índice de 77,8%. “O reconhecimento mais forte é com relação a sua qualidade, tanto que foi uma das mais bem avaliadas neste quesito em todos os estados pesquisados”, ressalta Levi Carneiro.
Como foi a avaliaçãoNo quesito Admiração e Confiança, o consumidor mostra o que sente em relação à empresa. Em inovação, como está sendo vista a atitude da empresa ao inovar e incorporar novidades. Qualidade de produtos ou serviços indica qual é a percepção do cliente sobre a qualidade geral de produtos e serviços. Em Responsabilidade social e Ambiental são avaliados os projetos e ações sociais e ambientais de cada organização e, por fim, no Histórico e evolução da empresa, o público diz como vê o processo de evolução e crescimento da empresa. Conheça o Índice de Prestígio da Marca Corporativa dos três mercados pesquisados.
Um comentário:
Parabens pela reportagens e pelo blog.
www.condec.com.br
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