SEU CLIENTE, SEU SUCESSO!
Uma equipe incompleta, vendedor(es) fraco(s) na loja, falta de conhecimento de produto, propaganda ineficaz, localização inadequada da loja. Esses são alguns exemplos de influências internas e externas que afetam as vendas de uma loja de uma forma negativa. Seja qual for o caso, é preciso descobrir o que está errado e sanar o problema. Nessa missão, o Supervisor é o principal envolvido. Mas como ele é capaz de eliminar esses fatores negativos? Um bom começo é pesquisar seus clientes.É importante descobrir, por exemplo, o grau de satisfação dos seus clientes - tanto aqueles que compraram como os que foram embora da loja sem levar nada. Outra informação valiosa é saber o que realmente faz com que seus clientes comprem na sua loja. Será por causa do atendimento, do sortimento de produtos oferecidos ou da reputação da Empresa no mercado? Fundamental também é conhecer os motivos pelos quais os clientes compram e/ou visitam as lojas da concorrência. Isto é possível de ser realizado, principalmente se a sua loja estiver localizada em um shopping. Para pesquisar os clientes que compram com você, cadastre-os. Isto é fácil. Você tem os nomes e os telefones dos clientes que fazem compras em suas lojas. Você ainda pode obter nomes e números de telefone através das vendas em cartão de crédito ou cheque. Seu trabalho será simplesmente escolher alguns clientes a intervalos regulares e lhes fazer algumas perguntas. Poucas pessoas irão fazer objeções ao seu telefonema, se souberem que ele será breve.As perguntas a serem feitas dependerão do que você quer descobrir. Faça uma pequena lista dos principais pontos de seu interesse e utilize-os. Evite, ao máximo, questionários longos. Procure fazer perguntas objetivas, utilizando o processo de múltipla escolha para facilitar a tabulação dos resultados. Agora, se você quiser descobrir as impressões dos clientes que saem da sua loja com as mãos vazias, por exemplo, colha essas informações quando o cliente estiver saindo da loja.Quanto à concorrência, identifique os clientes que saem das lojas concorrentes, aborde-os e faça algumas perguntas. Você pode incluir perguntas que se refiram às impressões deles sobre diferentes lojas do seu ramo, para que não fique evidente a empresa que você está representando. Além disso, tome o cuidado de identificar os funcionários da loja do concorrente, para que você não os aborde quando eles estiverem saindo para almoçar!Independente do método ou forma escolhida para a sua pesquisa, observar e escutar atentamente o seu cliente é a regra a ser seguida. Suas descobertas o ajudarão a melhorar a imagem da sua Empresa e a incrementar as vendas da sua loja.
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