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sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Marketing não está bem não

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br
A Associação Brasileira de Marketing e Negócios divulga nesta semana uma pesquisa realizada em conjunto com o Ibope sobre a área de Marketing no Brasil. Diz o levantamento realizando com 350 profissionais da área que o Marketing tornou-se mais importante nos últimos três anos. Será mesmo?
Vejamos. O faturamento das empresas em que os profissionais de Marketing ouvidos trabalham teve um crescimento mínimo de 20% nos últimos três anos. A maioria, 37%, cresceu entre 20 e 50%. Agora, os números do crescimento do investindo em Marketing no mesmo período diz que a maioria (58%) teve o seu orçamento aumentado em no máximo 10%.
Se a empresa cresceu no mínimo o dobro do que foi investido no Marketing, das duas uma: ou as estratégias foram ótimas com um custo pequeno, ou a importância do Marketing no resultado não está tão grande assim. Geralmente, os investimentos em Marketing crescem proporcionalmente ao aumento do faturamento das empresas ou então se mantém. Pelo menos deveria ser assim.
Conto de fadasE os profissionais ouvidos pela pesquisa ainda acreditam que as decisões da área de Marketing têm grande ou algum impacto no faturamento e na direção estratégica da empresa. Ótimo! Essa é a essência do Marketing. Mas os números de faturamento x investimento mostram uma realidade oposta. O Marketing não está tendo a relevância que deveria.
Mas como as empresas cresceram se o Marketing deveria ser a figura de proa deste crescimento? Corte de custos e vendas inerciais. Quanto ao corte de custos, não precisa ir longe: quantos por cento do seu budget foi cortado nos últimos anos? Já as vendas inerciais são frutos de produtos que não podemos deixar de comprar: pasta de dente, arroz, feijão, shampoo...
O crescimento visto em muitos setores como o automobilístico, linha branca e imobiliário, antes e durante a crise, são clássicos para mostrar que se deu por conta de um cenário macroeconômico favorável e com uma boa dose de ajuda do Governo, do crédito e do crescimento da classe média brasileira.
A pesquisa cristalizou o discurso de Alberto Cerqueira Lima, da Copernicus. Para ele “As empresas estão crescendo apesar do Marketing”. A culpa disso é de quem? Do Marketing? Do profissional de Marketing? Do CEO? É responsabilidade de todos. O estudo pode deixar claro ainda outro dado alarmante: os investimentos feitos não estão dando o retorno esperado.
Durma com um barulho desses.

18 comentários:

Valcides Sousa. disse...

O fato de empresas investirem menos em marketing do que o esperado por especialistas e mesmo assim conseguirem bons resultados como mostra a pesquisa, pode ter como razão, a otimização de custos a que estas submetem algumas áreas de atuação em detrimento de suas estratégias, no entanto com a relevância que o marketing exerce no mundo dos negócios, tais empreas devem estar atentas, pois é assim, com investimentos errados e visão encurtadas que a maioria das empreas morrem.


Valcides Sousa.
Administração 1º período noturno.
turma "A" da FAL.

Fred disse...

O artigo postado mostra, que algumas empresas teve resultados positivos sem grandes investimentos no marcketing segundo especialistas, acho que entrar no mercado é facil mais sustentar-se no mercado com a fidelidade dos clientes precisa de marcketing e uma qualificação nos recursos humanos.

Reginaldo Soares disse...

O marketing sem dúvida é um dos pilares que dão êxito ao crescimento das empresas, porém diante de certas circunstâncias outras ferramentas, sejam elas administrativas ou medidas do governo, contribuem de forma relevante para este crescimento.
Atualmente a questão "investir em marketing" infelizmente ainda continua sendo vista por alguns empresários como perca de tempo, talvez por falta de conhecimento e experiência.
Diante da crise que estamos enfrentado, medidas como: Redução do IPI pelo governo, hoje se torna mais relevante para crescimento em vendas que o marketing propriamente dito.
Nós futuros administradores temos como missão mudar essa concepção e revelar novas ideias que atribuam importância não só ao marketing, mas a todas a ferramentas administrativas.

Reginaldo Soares.
Adm. 1° período - "Noturno"
FAL - Faculdade de Natal

Unknown disse...

O marketing não garante o crescimento da empresa. Ele é uma importantíssima ferramenta nesse processo que envolve vários outros fatores. Então um correto invetimento no marketing ajuda à empresa a conquistar novos clientes, a manter os que já conquistou, fazer o capital crescer e garantir o crescimento das organizações. Logo basta saber investir nessa ferramenta e uni-lá a outras para obter o resultado esperado. Muitas são as saídas encontradas pelas empresas para faturar mais com baixo custo. Se o investimento no marketing for a saída mais em conta bem...que se invista forte nele. Se não...cortes de gastos, produtos com custos menores podem ser saídas mais atraentes para as empresas.

Paulo Roberto C. dos Santos.
Administração I ano "noturno".
Turma "A" Faculdade de Natal.

Aline Soares disse...

O processo de descoberta em atender e entender as necessidades do cliente permite que os investimentos em marketing , sejam fundamentais nas empresas para a divulgação das marcas e produtos. Apesar do crescimento no setor de automoveis e imoveis a incentivar os clientes para creditos como forma de pagamento que é dividido em varias parcelas, o retorno destes investimentos não estão dando os resultados esperados.
Em meio a divulgação atraves do marketing de infinitas marcas e produtos lançados no marcado todos os dias fazem os clientes consumirem apenas o indispensavel no dia a dia.

Suilan Pinheiro disse...

O marketing influencia o resultado de uma empresa , independente do investimento feito. O marketing tem um papel fundamental dentro das empresas, o que falta as empresas é saber usar seus benefícios.

ADMINISTRAÇÃO PRIMEIRO SEMESTRE
TURMA: A
FAL

Júlio cézar Dias disse...

investimento é tudo na relação crescimento x empresa, isso quer dizer que o marketing tbm etá incluido neste investimento, o fato é, as empresas estão investindo em estruturas e qualificações de seus funcionários e estão deixando o marketing de lado, mesmo assim estão obtendo resultados satisfatório. Isso não quer dizer que o marketing é uma péssima ferramenta, pelo contrário, é uma das mais importantes e se não for a mais, pois se bem feito, é o primeiro passo para o crescimento da organização. tiro a seguinte conclusão, o marketing ñ está bem ñ "ñ", ele só está sendo mau aproveitado!

Aluno: Júlio Cézar
1 ano gestão.
Mat.: 200407660

Simone Costa disse...

O Marketing e enssencial para o desenvolvimento da empresa, causando impacto sim no mercado, mas não chegar a ser o ponto capitalista. O faturamento cresce e aumenta de acordo com o momento vivido, portanto para alcançar a eficácia com essa ferramenta precisamos nos certificar sobre o serviço ou produto lançado para o consumidor para que não haja prejuízo para o setor financeiro.

Simone Ferreira da Costa
Adm 2009.1 noturno - fal.

Anônimo disse...

KATHY ESPÍNDOLA ADM 1º ANO
O crescimento de uma empresa não depende apenas do markting em si, existem milhares de fatores que contribuem para o crescimento de uma organização. Qunado surge a dúvida se o marketing esta bem ou não, se de fato é um bom investimento os empresarios ficam receiosos, mas como todas as areas existem momentos bons e ruins,se o marketing passa por maus momentos, basta analisar qual sua melhor fase
para investir e assim somar junto a empresa.

Anônimo disse...

o marketing tem fundamental importancia para o crescimento da empresa. o estudo das estrategias de marketing esta de acordo com o momento do mercado, acredito que não se pode prever o comportamento do mercado, e sim, elaborar estrategias para determinadas situações.
a crise economica fez com que muitas empresas elaborassem novas estrategias para aproveitar o momento em que as linhas de crédito estão mais acessiveis, como aquisição de veiculos e bens de consumo (eletrodomesticos da linha branca).
empresas que não investem em marketing, podem crescer ate um certo ponto, se não souberem atender as necessidades de seus clientes, ficam estagnadas.
Ricardo Lima
administração, 1º ano, turma "A"

topo tudo disse...

bom, o texto sobre marketing,mostra pouco resultao de crescimento nessa hora.Mas avaliando as empresas hoje,podemos observar que com o péssimo atendimento e as propagandas mal investidas na midia,o resultado não poderia ser diferente.
Se as empresas mudassem seu atendimento faria com que os clientes valorizassem a empresa e consequentemente o marketing estaria bem.


Jean macedo
administração 1° ano ''A''

Anônimo disse...

O Marketink é essencial no faturamento das empresas, o crescimento de 20% mostra que têm uma certa importância no resultado, o que afetou essa área foi a crise mundial. O texto comenta o crescimento em alguns setores favorecidos pela redução do IPI.

Francisco José Neto

Unknown disse...

O fato da empresa ter uma crescimento no seu faturamento e não destacar o investimento feito no marketing, não implicar dizer que o marketing não seja, o caminho, um instrumento, um meio eficaz para seu crescimento, acha vista proporcionar que a população de modo geral possam tomar conhecimento dos produtos colocados no mercado mediante a utilização de técnicas persuasivas, pois o mesmo tem um papel importante no crescimento das empresas, deve-se fazer uma analise do mesmo e elaborar novas estratégias para a situação presente, como algumas empresas com essa crise estão fazendo.

Camila Idalino
Administraçao 1º ano A

Unknown disse...

O marketing é muito importante para o crescimento da empresa. Saber aproveitar o máximo dessa ferramenta pode garantir o crescimneto esperado por ela. Basta então as empresas contratarem excelentes profissionais para trabalharem em prou desse crescimento, sabendo que o mercado vive em um imenso sistema onde todos os setores estão interligados e são interdependentes.

Samya Porto disse...

O marketing esta em toda parte, nas roupas em que vestimos nos sites que clicamos nas propagandas e nos outdoor, o marketing e fundamental para o desenvolvimento da empresa,mesmo que a empresa não faça nenhum investimento em marketing ele vai esta presente, nas técnicas usadas para chamar o cliente,no fardamento dos vendedores e outros mais.......

Anônimo disse...

O profissional de Marketing deve ter consciência que ele é um cientista social, que passa 3h ouvindo seu cliente, 30 minutos colocando no papel necessidades, motivação e expectativas para condensar junto com sua equipe uma idéia inovadora, realizando o sonho da vida de seu cliente em 30 segundos de propaganda.
A Coca-Cola fez um concurso onde o consumidor mais criativo seria contratado por ela. Com isso, a Coca-Cola ganhou muita divulgação e permaneceu no mercado de trabalho, provando que é concorrente de si mesma, pois supera os seus próprios limites.
O sucesso do Marketing está em sonhar e realizar junto com a empresa, que precisa viver de acordo com o que prega seu Marketing, pois não somos o que achamos ser, somos o que o cliente acha de nós.

Noelma Oliveira. ADM FAL 1º Ano Turma A Sala 11.

Anônimo disse...

É bem verdade que o marketing é necessário, as vezes pode até ter um efeito contrário do esperado devido as mudanças, mas analisando o que deu errado e estudando o público alvo dentre outros podemos reverter o quadro e fazer com o que o resultado esperado aconteça.
Roseane
Fal- 1º ano ADM noturno

Anônimo disse...

Elloyzy

Sabendo-se que o marketing é uma ferramenta fundamental no processo administrativo e social, pelo qual indivíduos obtêm o que desejam e necessitam, vale salientar que "o marketing não está bem não" devido a pouca importância que muitas empresas não estão dando, pois com essa crise atual é necessário a redução de custos e com isso afeta os investimentos voltados para o marketing que com pouco recursos é aplicado de formas menos eficazes. Isso consequentemente acarreta num retorno pouco satisfatório nos lucros da empresa, pois o marketing está diretamente ligados aos fins lucrativos das organizações, ou seja, quanto mais investimentos no marketing maior será o retorno lucrativo.



Elloyzy Dallyany da Silva Cunha
Curso: Administração
Turma: 1º"A" noturno