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terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Reverta o baixo movimento de sua loja

Após o Natal e as promoções de janeiro, é comum que os clientes, sobrecarregados por despesas e impostos de fim de ano, reduzam o ritmo de consumo, deixando as lojas um pouco mais vazias. Entretanto, à medida que o ano avança (principalmente após o Carnaval), os salões de vendas começam a se encher novamente e a gerar lucros. E quando apenas sua loja foge da tendência, permanecendo com pouco movimento?
Em primeiro lugar, você deve prestar atenção no ânimo de sua equipe. Vendedores cabisbaixos e de braços cruzados passam uma idéia pouco receptiva sobre a sua loja, podendo afugentar seus clientes. Converse com o grupo sobre o que pode ser feito para melhorar o clima e cobre profissionalismo, lembrando-os de que o sucesso da loja é também o sucesso deles.
Você também deverá fazer sua parte, neste caso. Assegure-se de que sua equipe está devidamente treinada e conhece todos os procedimentos da loja. Isto garantirá padronização de suas operações, além de evitar que os vendedores respondam a suas cobranças com “não sabia” e suas variantes.
Embora uma equipe afiada e com bom clima seja essencial, ela não é o único elemento que influencia o movimento de seu negócio. Você deve estar atento ao ambiente da própria loja. Muitas vezes, um salão de vendas com decoração, música e iluminação inapropriadas pode espantar sua clientela. Se você tiver dificuldades em fazer esta análise, fotografe o salão e estude o ambiente depois, fora do local. Isto pode dar a distância necessária para implementar as mudanças.
Uma vez tendo a casa arrumada, veja como está a sua comunicação. Ainda que você não tenha autonomia para criar folhetos ou fazer propaganda, é possível negociar com supervisores uma forma de melhorar a visibilidade de sua loja. Cartazes criativos, anúncios que abranjam sua região de atuação e outras ações mais focais devem tornar seu negócio mais conhecido e atrair mais pessoas.
Por fim, os preços de seus produtos comporão outra parte vital da estratégia de trazer mais clientes. Você não precisa, necessariamente, fazer promoções freqüentes ou sempre dar descontos, mas verificar se o que você cobra está na média de mercado. Além disso, é fundamental fazer com que seus clientes percebam o valor dos produtos que seu negócio oferece – o que pode ser feito através da argumentação de seus vendedores e da ambientação da loja.
Com isto, talvez sua loja possa reverter parte dos problemas de fluxo na loja. Aliás, estas dicas podem ser aplicadas a qualquer momento em seu negócio, possibilitando revitalizar e turbinar seus resultados. Boas vendas!

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