Socializando o conhecimento
Mello Jr
Hoje em dia, temos a disposição muita oferta de treinamentos, palestras, convenções e outros encontros com nomes e formas até americanizadas no mercado e com crescente procura, principalmente por parte de gerentes, líderes, chefes, donos de empresas, empresários e empreendedores. No entanto, a sua maioria não coloca em prática, não repassa nem multiplica os conhecimentos adquiridos nestes eventos. Do que adiantará levar para o túmulo? Inclusive alguns não chegam a transformar as informações recebidas em conhecimento e não passam nem uma, nem outra a seus liderados. Treinar e manter a equipe atualizada para que ela caminhe na mesma direção é uma das responsabilidades dos gestores por isso é fundamental que estes socializem tudo o que aprendem. A empresa não poderá mandar todos os funcionários para participar de um ou de todos os eventos instrutivos, normalmente seleciona os que são responsáveis pela área de atuação com intuito de que na sua volta possa instruir seus colaboradores e colegas de trabalho, mas muitos têm até mesmo dificuldades para preencher um relatório quando é solicitado pelo RH como forma de avaliar se valeu a pena investir naquele evento.
A socialização do conhecimento é o grande desafio das empresas na gestão estratégica. Esses eventos são uma boa forma e lugar para se buscar informação, melhorar a rede de contatos, visualizar novas oportunidades de negócios e reciclagem pessoal desde que se mantenha aberto e pró-ativo. Tenho visto, no entanto, muitas pessoas que vão contrariados, reclamam de tudo e perdem a oportunidade de aprender. Que belo exemplo! Como cobrar a participação do liderado? Tenho visto algumas empresas investirem em revistas, livros, DVDs para que a equipe melhore sua performance e o líder simplesmente guarda em algum lugar e não socializa; gerentes mantendo publicações sobre suas mesas durantes dias não repassando à sua equipe pois não tiveram tempo de ler; outros acessando a internet para ver esportes, horóscopo, fofocas, mas não, um portal interessante sobre sua profissão. Dessa forma, é claro que na hora de socializar o conhecimento terá dificuldades.
A dica é: treine seus líderes para que sejam multiplicadores, socializem as informações e construam conhecimento em grupo. Afinal de contas nosso maior patrimônio interno são nossos profissionais principalmente aqueles com sede de informação.
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