Pesquisar este blog

sábado, 17 de maio de 2008

Anatel apreende iPhone irregular na Santa Ifigênia

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) realizou uma operação na Santa Ifigênia especificamente para aprender iPhones. O aparelho de celular da Apple não é homologado pela agência e seu uso é irregular no Brasil.
Foram aprendidos quatro aparelhos durante a ação, que durou das 13h30 às 17h. A iniciativa contou com a atuação de três fiscais da Anatel e o apoio de dois agentes da 3ª DP, departamento de polícia que fica na região, famosa pelo comércio de eletrônicos. A ação foi feita a pedido da Superintendência de Radiofreqüência e Fiscalização, de Brasília.
A Anatel informou que estuda uma forma de bloquear os aparelhos dos usuários nas redes de celular do país por meio do código Imei (identificação internacional de equipamento móvel, em português). Esse número é uma identificação única para cada aparelho e é usado para bloquear telefones em caso de roubo, por exemplo.
Popular
Para usar o telefone da Apple no Brasil, é preciso alterar o software --procedimento que não tem relação com a homologação da Anatel. Ele normalmente vem bloqueado para todos os tipos de uso, até mesmo tocador de mp3, fora das operadoras que o vendem em parceria com a Apple.
O grupo mexicano América Móvil, que controla a operadora Claro, diz que vai trazer o aparelho ainda neste ano para o país. O presidente da Vivo disse que a operadora também negocia a venda do iPhone no Brasil.
Os preços não foram divulgados pelas operadoras. Na Santa Ifigênia, a Folha encontrou o modelo de 8 GB (gigabytes) vendido a R$ 1.350, com pagamento parcelado no cartão, nota fiscal e garantia -não da Apple. O mesmo modelo, em um plano vinculado à operadora AT&T, custa US$ 399.
Sucesso no mundo inteiro, o iPhone foi lançado em junho do ano passado exclusivamente pela operadora norte-americana AT&T.
Um dos destaques do aparelho, que tem câmera fotográfica e função de tocador de mp3, é a tela que aceita multitoques. Com dois dedos, é possível dar zoom em uma foto.

Nenhum comentário: