Experiências sensoriais no varejo
O Varejo não é mais o mesmo. Por estranho que possa parecer, a venda deixou de ser uma relação puramente comercial entre empresas e consumidores. O sucesso, agora, depende também da compreensão de hábitos e preferências de cada público-alvo. E não só daquele ao qual a empresa está acostumada: o momento pede que se entenda vários públicos, e deles, que se tire lições sobre identificação entre clientes e marcas.
Foi com essa proposta que as consultoras Vânnia Parma e Adriana Arineli firmaram parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e o Grupo Friedman desenvolver esses conceitos entre o empresariado varejista. Na quinta-feira, a dupla lançou o “Retail Experience”, um programa que vai levar empresários brasileiros para conhecer o varejo onde ele é mais desenvolvido: nos Estados Unidos. Os primeiros 30 inscritos viajarão em agosto.
A novidade envolve conceitos de antropologia do consumo, vertente da ciência que analisa o comportamento dos compradores, conta Vânnia:
– Viagens, todo mundo faz. Vamos formar um grupo diferente, preocupado em viver experiências que ajudem na consolidação de uma marca.
No exterior, os empresários serão estimulados a perceber os componentes de sucesso das marcas: cor, aroma, disponibilização do mobiliário. E, a partir disso, entender que razões levam o consumidor a se sentir à vontade.
Vânnia cita o exemplo da Lego, empresa que passou por dificuldades financeiras mas conseguiu, com sensibilidade, se reerguer entre as grandes de seu segmento. Aliás, para ela, esse é um excelente exemplo de identidade compartilhada por empresa e cliente.
– Há uma loja da Lego, nos Estados Unidos, que vira boate à noite. Lá, os clientes voltam a se encontrar, ouvem tipos de música que os identificam mutamente. Até o aroma é pensado para agradá-los – diz Vânnia, referindo-se ao tipo de técnica que será ressaltada durante a excursão.
No lançamento do “Retail Experience”, os visitantes foram convidados a perceberem diferentes sensações. No evento realizado no Centro de Convenções da Bolsa de Valores, no Centro do Rio, sentidos como paladar, olfato e visão foram estimulados por comidas, aromas e imagens. O projeto está ligado ao Núcleo de Varejo da ESPM.
Foi com essa proposta que as consultoras Vânnia Parma e Adriana Arineli firmaram parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e o Grupo Friedman desenvolver esses conceitos entre o empresariado varejista. Na quinta-feira, a dupla lançou o “Retail Experience”, um programa que vai levar empresários brasileiros para conhecer o varejo onde ele é mais desenvolvido: nos Estados Unidos. Os primeiros 30 inscritos viajarão em agosto.
A novidade envolve conceitos de antropologia do consumo, vertente da ciência que analisa o comportamento dos compradores, conta Vânnia:
– Viagens, todo mundo faz. Vamos formar um grupo diferente, preocupado em viver experiências que ajudem na consolidação de uma marca.
No exterior, os empresários serão estimulados a perceber os componentes de sucesso das marcas: cor, aroma, disponibilização do mobiliário. E, a partir disso, entender que razões levam o consumidor a se sentir à vontade.
Vânnia cita o exemplo da Lego, empresa que passou por dificuldades financeiras mas conseguiu, com sensibilidade, se reerguer entre as grandes de seu segmento. Aliás, para ela, esse é um excelente exemplo de identidade compartilhada por empresa e cliente.
– Há uma loja da Lego, nos Estados Unidos, que vira boate à noite. Lá, os clientes voltam a se encontrar, ouvem tipos de música que os identificam mutamente. Até o aroma é pensado para agradá-los – diz Vânnia, referindo-se ao tipo de técnica que será ressaltada durante a excursão.
No lançamento do “Retail Experience”, os visitantes foram convidados a perceberem diferentes sensações. No evento realizado no Centro de Convenções da Bolsa de Valores, no Centro do Rio, sentidos como paladar, olfato e visão foram estimulados por comidas, aromas e imagens. O projeto está ligado ao Núcleo de Varejo da ESPM.
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