Gestão: A palavra mágica do momento
A palavra ‘gestão’ tem sido muito pronunciada nos últimos tempos e diversas ações no sentido da melhoria da gestão têm sido implementadas em diversos segmentos da sociedade. O grupo Gerdau transformou as suas siderúrgicas nas mais produtivas do mundo em função da forma de gestão usada pelo seu presidente, Dr. Jorge Gerdau, o qual identificou que não adianta somente as empresas serem competitivas, se o Estado continuar gastando mal os impostos que a sociedade paga. Visando melhorar a gestão do Estado brasileiro, nos seus três níveis de poder, o Dr. Jorge Gerdau, juntamente com outros nove empresários de peso da economia brasileira, resolveram criar o Movimento Brasil Competitivo – MBC, que vem fazendo um esforço muito grande para melhorar a gestão do Estado, com ações inclusive no Estado do Rio de Janeiro, com o novo governo, e com isso, melhorar a competitividade das empresas brasileiras. O que significa a palavra gestão e como podemos aplicar os seus princípios no varejo têm sido perguntas freqüentes feitas por muitos pequenos e médios empresários do segmento varejista, que vou procurar responder de forma simples e objetiva. A gestão significa, aumento de venda ou receita e redução de despesas o que se consegue fazer através da melhoria dos processos. No varejo, todas as ações de gestão devem estar concentradas com foco no aumento de venda e na redução de despesas, ancoradas na melhoria dos processos, que são os caminhos possíveis para melhorar a lucratividade das nossas operações. Com base nesses princípios de gestão, sugiro que você faça uma reflexão e estabeleça quatro ações que podem ser implantadas de imediato na sua empresa para aumentar as vendas e quatro para reduzir as despesas. E quais são os quatro principais processos que podem ser melhorados para garantir que as ações sejam efetivamente implementadas? Exemplos de alguns processos que podem contribuir para o aumento de venda e redução de despesas em uma empresa varejista: » Melhorar a qualidade do atendimento, com equipe treinada e desenvolvida para prestar um serviço de superior qualidade ao cliente; » Sistema de avaliação periódica da equipe de venda com indicadores de desempenho que possam medir o desempenho de cada vendedor e cada loja separadamente; » Sistema de controle de resultado por loja, que permita conhecer as vendas mensais, todas as despesas incorridas, inclusive o custo dos produtos vendidos com o resultado líquido (lucro ou prejuízo), de cada loja. Lembre-se o que não se mede, não se melhora. O simples fato de você conhecer todas as despesas da sua operação já é um bom início para proceder à redução; » Sistema de gestão de estoque por categoria, que permita conhecer a participação de cada categoria nas vendas, no estoque e nos lucros da loja; » Muitos outros.
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