O poder da 3ª idade
O Dia Online
Uma pesquisa revela o poder da terceira idade nas compras com cartões de crédito. Pessoas com 60 anos ou mais gastaram, somente no primeiro semestre deste ano, R$ 8,4 bilhões, o que corresponde a 10% do valor das compras com o dinheiro de plástico em todo o País. A previsão é que esse montante suba para R$ 18 bilhões até o fim do ano.
As despesas se concentram principalmente nos setores de alimentação, turismo, entretenimento e saúde. Nas viagens, por exemplo, os idosos desembolsaram nas agências e operadoras 34% a mais que as pessoas com até 59 anos. A compra média chegou a R$ 2.155.
Os dados fazem parte do estudo ‘Cartões de Crédito na Terceira Idade’, da Itaucard. A maior expectativa de vida da população também tem se refletido e movimentado o mercado de cartões. “A estimativa é que o número de cartões de crédito entre as pessoas de 60 anos ou mais cresça 7,3% em 2007, quando comparado com 2006, crescimento superior ao da população com essa faixa etária”, avalia Fernando Chacon, diretor de Marketing de Cartões do Itaú.
Entre os que ganham mais de R$ 500, a renda e os gastos da terceira idade superam os das demais faixas etárias. O rendimento médio é de R$ 1.678, contra os R$ 1.462 dos que têm menos de 60. O estudo indica ainda que, no primeiro semestre deste ano, a terceira idade usou mais os cartões de crédito e fez compras de maior valor. A transação média chegou a R$ 98,6, contra os R$ 91,8 dos que tem até 59 anos de idade.
“Em geral, a população vive mais e de forma mais saudável. Hoje, é comum vermos homens e mulheres na terceira idade desempenhando, com vigor e tranqüilidade, responsabilidades familiares e profissionais, destacando-se não somente sob o ponto de vista social, mas também econômico”, ressalta Fernando Chacon, do Itaucard.
Mulheres avançam e ficam mais poderosas
As mulheres estão ainda mais poderosas. A participação delas hoje representa 48,3% do segmento da população com 60 anos ou mais, maior que em 2005, quando detinham 44,3% desse mercado. Cresceram também no volume de despesas, de acordo com o levantamento feito pela Itaucard.
Em 2005, elas movimentaram 37,9% do total desembolsado pela terceira idade. Este ano, passaram a representar 41,9%. A previsão é que a melhor idade corresponda a 9,2% da população até o fim do ano.
No recorte por regiões, a Sudeste (58,5%) é a que mais concentra cartões de crédito nas mãos de quem tem acima de 60. O total chega a 8 milhões de plásticos. Em seguida, estão Nordeste (24%), Sul (7,4%), Norte (4,9%) e Centro-Oeste (4,6%).
A população de 40 a 59 anos ficou com a maior média de cartões de crédito por pessoa — três no total. Os de 18 a 59 anos têm 2,9 cartões por pessoa. Já na terceira idade esse número cai para 2,7 cartões por pessoa.
Uma pesquisa revela o poder da terceira idade nas compras com cartões de crédito. Pessoas com 60 anos ou mais gastaram, somente no primeiro semestre deste ano, R$ 8,4 bilhões, o que corresponde a 10% do valor das compras com o dinheiro de plástico em todo o País. A previsão é que esse montante suba para R$ 18 bilhões até o fim do ano.
As despesas se concentram principalmente nos setores de alimentação, turismo, entretenimento e saúde. Nas viagens, por exemplo, os idosos desembolsaram nas agências e operadoras 34% a mais que as pessoas com até 59 anos. A compra média chegou a R$ 2.155.
Os dados fazem parte do estudo ‘Cartões de Crédito na Terceira Idade’, da Itaucard. A maior expectativa de vida da população também tem se refletido e movimentado o mercado de cartões. “A estimativa é que o número de cartões de crédito entre as pessoas de 60 anos ou mais cresça 7,3% em 2007, quando comparado com 2006, crescimento superior ao da população com essa faixa etária”, avalia Fernando Chacon, diretor de Marketing de Cartões do Itaú.
Entre os que ganham mais de R$ 500, a renda e os gastos da terceira idade superam os das demais faixas etárias. O rendimento médio é de R$ 1.678, contra os R$ 1.462 dos que têm menos de 60. O estudo indica ainda que, no primeiro semestre deste ano, a terceira idade usou mais os cartões de crédito e fez compras de maior valor. A transação média chegou a R$ 98,6, contra os R$ 91,8 dos que tem até 59 anos de idade.
“Em geral, a população vive mais e de forma mais saudável. Hoje, é comum vermos homens e mulheres na terceira idade desempenhando, com vigor e tranqüilidade, responsabilidades familiares e profissionais, destacando-se não somente sob o ponto de vista social, mas também econômico”, ressalta Fernando Chacon, do Itaucard.
Mulheres avançam e ficam mais poderosas
As mulheres estão ainda mais poderosas. A participação delas hoje representa 48,3% do segmento da população com 60 anos ou mais, maior que em 2005, quando detinham 44,3% desse mercado. Cresceram também no volume de despesas, de acordo com o levantamento feito pela Itaucard.
Em 2005, elas movimentaram 37,9% do total desembolsado pela terceira idade. Este ano, passaram a representar 41,9%. A previsão é que a melhor idade corresponda a 9,2% da população até o fim do ano.
No recorte por regiões, a Sudeste (58,5%) é a que mais concentra cartões de crédito nas mãos de quem tem acima de 60. O total chega a 8 milhões de plásticos. Em seguida, estão Nordeste (24%), Sul (7,4%), Norte (4,9%) e Centro-Oeste (4,6%).
A população de 40 a 59 anos ficou com a maior média de cartões de crédito por pessoa — três no total. Os de 18 a 59 anos têm 2,9 cartões por pessoa. Já na terceira idade esse número cai para 2,7 cartões por pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário