Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Vender é uma arte? Vendedor é um ator? Vender o que? Como vender?

Desde que o mundo existe, existe o escambo.Vejamos no Brasil, a partir do seu descobrimento, já havia o escambo, que nada mais é que a troca de mercadorias, a fim de atender as necessidades de quem às troca.Com a chegada da era da industrialização, conseqüentemente, a chegada da moeda, passamos a denominar esse escambo (troca) como venda.E hoje com a era da informática, das telecomunicações, da internet, o mercado da mercadologia, cresceu, expandiu e trouxe novas necessidades, ferramentas e especialização constante para ambos os lados, o qual explanaremos mais à frente.Vender, nada mais é que oferecer alguma coisa, produtos, serviços, etc de alguém que a faz, a alguém que necessita, seja para necessidade própria, da família, da comunidade, etc.Vender não é tão simples assim, precisamos conhecer alguns fatores, tanto do produto, ou do serviço que vamos oferecer, como do consumidor final.Portanto vender é uma arte, sim, a cada novo produto ou serviço que será lançado no mercado há a necessidade de se elaborar pesquisas de mercado a fim de que possamos saber previamente se o bem ou serviço que será lançado é viável, operacionalmente, economicamente, geograficamente, etc, tanto para quem está lançando como para quem irá consumir.O Vendedor, ou Consultor comercial, Consultor de vendas, como hoje é denominado, não é um artista, mas sim um Técnico, um especialista.Antigamente, o vendedor, saia com sua pasta contendo algum folheto ou amostra do produto ou serviço a ser oferecido e ia de porta a porta oferecendo indistintamente.Com a chegada da industrialização, das comunicações, das telecomunicações, da informática, da racionalização, etc, houve a necessidade e há a necessidade cada vez mais de o Vendedor ser um técnico ou especialista, se aprimorando quase que diariamente aos avanços da tecnologia e procurando cada vez mais conhecer melhor seu possível cliente e respectivamente o produto ou serviço que dispõe.Hoje temos: venda porta a porta, o telemarketing, a venda postal, o comércio eletrônico, etc, e para melhor expandir ou divulgar esses produtos e/ou serviços, os negócios em geral, utilizamos a promoção, a propaganda, o marketing direto através de mecanismos especializados e da mídia em geral.
Vender o que?
Hoje no mercado nacional e ou internacional, existe uma variedade imensa e imensurável de produtos, serviços, seja primário, secundário e terciário, para atender as mais variadas necessidades seja: individual, coletiva, de pessoas, de empresas, para todos os segmentos como, alimentação, educação, vestuário, transporte, habitação, comunicação, comércio e indústria, administração de bens e serviços, agropecuária, saúde, informática, etc. Enfim, essas necessidades sempre continuarão a crescer, devido à necessidade humana de sobrevivência e de racionalização de tempo e mão de obra.
Como vender?
Para se vender algo, será sempre necessário investir, seja na pesquisa de mercado, para saber? O quê, porque, como e onde lançar o novo produto e/ou serviço.Lançado o produto ou serviço, há também a necessidade de se investir também nos meios e formas de se vender ou introduzir o novo produto e/ou serviço no mercado, isto é, no ser humano, mas de forma, prática, objetiva e econômica, para não se perder nem tempo, nem dinheiro.Existem várias maneiras de se investir, na introdução, ou expansão das vendas de bens e/ou serviços, dependem, única e exclusivamente, da necessidade e da disponibilidade da empresa ou do profissional liberal, e da urgência nestas ações.Para tal, você Micro, Pequena, Média ou mesmo Grande Empresária, que esteja com dificuldades para introduzir novos produtos e/ou serviços no mercado, ou aumentar suas vendas, com custos reduzidos, quase zero e sem necessidade de desembolso imediato, nos temos a solução para qualquer tipo de negócio.

9 comentários:

Anônimo disse...

O Artigo afirma que vender é uma arte porém defini o vendedor como um técnico ou especialista. Faz uma breve comparação entre o escambo (época que não havia moeda como referência) e o início do comércio com moeda corrente. Mostra que o mercado se modernizou com o advento da informática e outros recursos mercadológicos e mostra que existe muito produto para ser colocado no mercado em razão das necessidades humanas porém se faz necessária uma prévia pesquisa de mercado para se obter sucesso. Josemar Lima - TTI/SENAC

Anônimo disse...

Na minha opinião, existem vendedores "natos" e de "direito",
os de direito, são aqueles por exemplo, que trabalham em hiper-
mercados, lojas de calçados etc., pois estes estão ali a espera
do cliente, que na maioria das vezes já vão sabendo do que precisam
ou seja, espera do vendedor apenas que ele mostre o produto e dê descontos
Já o nato, tem o dom da venda, tá no sangue a conquista do cliente, são
aqueles, por exemplo, os de porta em porta (vendendo cadeiras, panelas, baldes)
os da HERBALIFE etc eles tem que consquistar o cliente falando do seu produto,
tentando convece-lo a comprar. Seguindo esse raciocionio, vender é uma arte,
mas para poucos. É como jogar futebol, vc não aprende (vc pode até entender), mas
jogar bem já vem de berço é dom.
Sérgio Maia (curso TTI)

Anônimo disse...

vejo que ao passar do tempo a concorrencia aumenta e com isso tende a desinvolver novas tecnicas de vendas.o profiscional de vendas ten que esta sí atualisando,conhecendo coisas novas que acrecente no seu produto final.eu particularmente acho que o vendedor tem que criar metas proprias mesmo que,a da impresa seja maior,mais vc atingindo a suas metas desde que seja satisfatoria para empresa que voçê trabalha e esta bem com vc mesmo.
nome:manoel felix-tti

Anônimo disse...

O artigo demonstra que vender realmente é uma arte, pois a cada novidade mercadológica, faz-se necessário que o vendedor especialize-se constantemente.
A outrora, o vendedor comercializava o produto e/ou serviço de porta em porta, atualmente, o mesmo de acordo com as mudanças ocorridas, precisa ser mais técnico e mais especialista.
Além disso, penso que para ajudar o vendedor na arte de vender é necessário que ele possua características pessoais, como: ser comunicativo, ter carisma, ser verdadeiro e etc...

Anônimo disse...

Vale salientar, que o comentário acima é do Francisco Eufrásio - TTI 0088/2007.

Anônimo disse...

A arte de vender, necessita ser afiada todos os dias O artigo deixa claro a evolução do nosso mercado ,desde os tempo dos escombros (trocas) até os dias atuais ,desta forma todo vendedor necessita esta antenado com o mercado mundial ,sabendo de fato o que acontece no Brasil e no mundo,através da mundo virtual ele absorvera conhecimento das tendências de mercado mas recentes , feiras , desta forma o vendedor deve esta preparado para atender um mercado cada vez mais exigente , vender e uma arte mas como todas as artes se não for treinada ela será esquecida, pratique mais , estude mais, conheça o produto , pesquise mercado e você terá sorte nas vendas, um vendedor prevenido vale por dois, em um mercado tão mutante onde as tendência de mercado são afloradas e necessário que o vendedor seja realmente uma águia.

Anônimo disse...

A arte de vender, necessita ser afiada todos os dias O artigo deixa claro a evolução do nosso mercado ,desde os tempo dos escombros (trocas) até os dias atuais ,desta forma todo vendedor necessita esta antenado com o mercado mundial ,sabendo de fato o que acontece no Brasil e no mundo,através da mundo virtual ele absorvera conhecimento das tendências de mercado mas recentes , feiras , desta forma o vendedor deve esta preparado para atender um mercado cada vez mais exigente , vender e uma arte mas como todas as artes se não for treinada ela será esquecida, pratique mais , estude mais, conheça o produto , pesquise mercado e você terá sorte nas vendas, um vendedor prevenido vale por dois, em um mercado tão mutante onde as tendência de mercado são afloradas e necessário que o vendedor seja realmente uma águia.

Antonio Carneiro Filho
TTI 0088/2007

Anônimo disse...

VENDER É UM PASSE DE MÁGICA ENTRE O VENDEDOR E O CLIENTE (COMPRADOR),
CONFORME VOCÊ VAI MOSTRANDO O PRODUTO PARA O CLIENTE, COM OS DETALHES POSSÍVEIS, ELE VAI SE ENCANTANTO COM O PRODUTO, GOSTANDO E FICANDO COM O QUE ESTÁ COMPRANDO. PARA UM BOM VENDEDOR ELE PRECISA TER UM CONHECIMENTO TOTAL DO PRODUTO, PARA PODER PASSAR PARA O CLIENTE QUE TEM DÚVIDAS, ESCLARECENDO PARA PODER FINALIZAR UMA BOA VENDA, SE ATUALIZAR-SE CONSTANTEMENTE E TER OLHOS DE ÁGUIA E DETERMINAÇÃO.

MÁRCIO LAÉRCIO G. DE MEDEIROS
marcio_laercio@ig.com.br

Paulo Silva de Pombal disse...

Vender é AJUDAR, este é o meu lema.
Parabéns pelo blog e pelos temas.

De Portugal

Paulo José
Marques da Silva
www.OrdemDosVendedores.blogspot.com