Leite suspeito de adulteração foi vendido pelo menos em SP e Minas
BELO HORIZONTE - Notas fiscais das Cooperativas Casmil e Coopervale mostram que o leite suspeito de ter sido adulterado era comercializado pelo menos em Minas Gerais e São Paulo. Em visita às cidades de Passos, no sul de Minas, e Uberaba, no Triângulo Mineiro, deputados das comissões de Defesa do Consumidor e de Política Agropecuária de Minas constataram que o leite contaminado com produtos químicos saía de Uberaba e Passos com destino a São Paulo em caminhões das duas cooperativas.
Outra constatação importante das comissões foi o encontro de mais um produto, com níveis além do limite permitido. Além de suspeitas de adicionar soda cáustica e água oxigenada, as duas cooperativas investigadas pela Polícia Federal também adicionariam quantidade excessiva de soro para aumentar o volume do leite e ampliar os lucros.
Os deputados, que visitaram as duas cidades, fazem agora um relatório que vai ser entregue ao governo. No documento, eles devem fazer um pedido de mutirão de fiscalização nas cooperativas de todo o estado.
Nesta quinta-feira, à tarde, técnicos da Anvisa e do Ministério da Agricultura se reúnem com os delegados da Polícia Federal em Uberlândia, onde discutem os rumos das investigações.
A fraude no leite nas duas cooperativas foi descoberta durante a
Operação Ouro Branco, da Polícia Federal, realizada na última segunda-feira, quando 27 pessoas foram presas.
Oito continuam detidas, inclusive o presidente da cooperativa Casmil, Dácio Delfraro, que foi internado na hora da prisão com problemas cardíacos e saiu do hospital direto para a cadeia.
A fraude servia para aumentar a quantidade do leite, o tempo de conservação e, até mesmo, recuperar o produto que não era mais apropriado para o consumo. Juntas, as duas cooperativas forneciam 600 mil litros de leite por dia a distribuidores nacionais.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda fazer testes no leite comercializado no país. O resultado deve sair na próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário