Por que é fundamental ter um projeto de carreira?
A utilização de metáforas é uma ferramenta poderosa para a exploração de assuntos sob diversos pontos de vista e uma das metáforas mais conhecidas em administração é aquela que interpreta as empresas como organismos vivos. Mas não seria legítimo invocar a metáfora oposta, de que indivíduos podem ser explorados através das lentes empresariais?Penso que sim, pelo menos no que se refere a planejamento. Já se conhece à exaustão a necessidade que as empresas têm de planejar. É através da execução do planejamento estratégico que as empresas concebem novas idéias, identificam as competências a serem desenvolvidas, traçam objetivos audaciosos, definem os papéis das pessoas na organização, dão sentido ao que os colaboradores fazem.O negócio, visão, missão, valores e estratégia ganha tangibilidade através das metas e sub-metas desdobradas nas diversas unidades e departamentos. A organização faz um exercício de imaginação, se projeta no futuro, considera as influências e restrições do mercado, faz previsões, compatibiliza com as exigências dos investidores e finalmente inicia os projetos que dão vida ao planejamento. A tradução para o Homem no contexto profissional é clara. Saber onde quer chegar e como fazer para lá estar demanda empenho pessoal de planejamento. Esse já poderia ser um ótimo argumento para que todo indivíduo invista tempo (ainda que tempo signifique dinheiro) no planejamento de sua carreira, mas gostaria de levantar outros dois acredito que menos debatidos. O primeiro é que as empresas em geral são "craques" em planejamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário