Primeira reunião com um cliente? Veja como aproveitar a oportunidade
Você tem desempenhado um bom trabalho na empresa e seu chefe lhe deu a oportunidade de participar mais de perto de novos projetos. Diante desta realidade e perspectiva de crescimento na carreira, surge então sua primeira visita a um cliente! Acompanhado pelo coordenador de sua área, vocês apresentarão uma nova proposta de trabalho. O momento, portanto, é decisivo e merece atenção!
Nem tudo se resume à boa impressão
A frase "a primeira impressão é a que fica" vale muito neste caso, mas não é tudo. É importante sim investir na sua apresentação pessoal, mas há outros elementos a serem observados. Caprichar na produção pessoal, vale deixar claro, não quer dizer exagerar! Opte pelo traje formal, sem grandes exageros. Você não vai querer ficar lembrado por causa de um deslize ao se vestir, vai?
Prepare-se para a reunião
Esteja ciente, com antecedência, dos assuntos que serão abordados. Mesmo que tenha acompanhado de perto o projeto e se sinta seguro para falar deste tema com qualquer pessoa, todo cuidado é pouco. O indicado é que você e seu chefe façam uma reunião antes, destacando os pontos principais que serão abordados e como a apresentação será dividida. Esclareça todas as suas dúvidas. Isso lhe dará maiores garantias de um bom desempenho. Faça sua "lição de casa". Isso significa se preparar o máximo que puder. Certifique-se sobre quem participará da reunião e faça uma breve pesquisa sobre a empresa. Desta forma conseguirá se envolver na conversa e marcar uma boa participação. Descanse o suficiente na noite anterior ao compromisso. Apresentar-se com fisionomia abatida pode dar a impressão de desânimo, ou seja, tudo o que o cliente não quer. Mostre-se confiante, disposto e pronto para oferecer ao cliente as soluções que ele procura.
Itens necessários
Além do material a ser apresentado, não esqueça de incluir outros itens em sua pasta: leve algo para anotar o que ficou decidido, seja lap-top, palm-top ou o bom e velho caderno. Procure registrar tudo o que for conversado. Provavelmente seu chefe lhe pedirá uma ata desta reunião logo que retornarem à empresa. Não se esqueça do seu cartão de visita: a troca de cartões é praticamente um protocolo para se começar qualquer reunião. Caso não o tenha, peça ao seu chefe que seja providenciado, já que este tipo de compromisso poderá se tornar uma rotina. Na volta da reunião, procure conversar com o seu coordenador sobre seu desempenho. Estas informações são fundamentais para que você possa melhorar sua performance nas próximas.
Atenção ao cliente
Saiba como preservar o que foi conquistado com este novo contato. Isto significa seguir exatamente o que ficar estabelecido entre sua empresa e o cliente. O fato de vocês se conhecerem pessoalmente leva a uma aproximação maior, e ela é altamente positiva. Por isso, mostre-se sempre disponível, porém sem exageros. Mantenha contato, seja por e-mail ou ligações telefônicas periódicas. Você conquistou este espaço, cabe-lhe agora preservá-lo. Sucesso!
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