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quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Alarmes e abordagens nas lojas aumentam ações judiciais de consumidores

Estudo feito pelo escritório Peixoto e Cury Advogados, especializado em área empresarial, com base em 600 processos de indenização, apontam que cerca de 35% acontecem por conta do tipo de abordagem que ocorre nas grandes lojas quando o alarme sonoro instalado é acionado.
Os advogados responsáveis pela pesquisa, Rodrigo Giordano de Castro e Rafael Villac Vicente de Carvalho, ressaltam que a segurança não pode ser confundida com desrespeito ao consumidor. De acordo com a pesquisa, até 1988, antes da promulgação da Constituição, os processos por abordagem apareciam em terceiro lugar (14%). Hoje estão disparados no primeiro lugar (35%).
Atualmente, a Justiça considera dano moral o tratamento excessivo, abusivo ou constrangedor para o consumidor, por parte dos funcionários do estabelecimento no momento da abordagem. Rodrigo Giordano de Castro recomenda aos lojistas que toda a abordagem seja discreta.

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