Estudo revela aumento no consumo e nos gastos das famílias brasileiras
O consumo dos brasileiros cresceu 6% em volume no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado de acordo com dados do estudo da LatinPanel, instituto de pesquisa que acompanha semanalmente o consumo de 8.200 domicílios em todo o país. O estudo monitorou 70 categorias das cestas de alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza. A amostra representa 82% da população domiciliar do país e 91% do potencial de consumo do mercado local.
Segundo o levantamento, a classe C foi o motor do consumo no semestre. Representando 33% da população e 35% do consumo, ampliou em 3% o volume médio comprado enquanto as classes AB e DE registram apenas 1% de expansão. A Classe C também ampliou os gastos em 7%, contra 6%, na Classe AB, e 4%, na DE.
A cesta de alimentos registrou 3% de volume médio comprado, seguido por limpeza, com 2%. Já o segmento de bebidas apresentou estabilidade do volume médio comprado por domicílio, e produtos de higiene pessoal apresentou retração de 1%.
A LatinPanel também detectou a oscilação de preços dos produtos que compõem a cesta de compras das famílias brasileiras. Os campeões das altas de preços foram os óleos vegetais com 18%, farinha de trigo 17%, pães 14%, temperos 14%, café 12% e o leite longa vida com 10% de aumento. Entre os produtos que registram queda de preços estão o açúcar, os cremes de leite e os detergentes.
Segundo o levantamento, a classe C foi o motor do consumo no semestre. Representando 33% da população e 35% do consumo, ampliou em 3% o volume médio comprado enquanto as classes AB e DE registram apenas 1% de expansão. A Classe C também ampliou os gastos em 7%, contra 6%, na Classe AB, e 4%, na DE.
A cesta de alimentos registrou 3% de volume médio comprado, seguido por limpeza, com 2%. Já o segmento de bebidas apresentou estabilidade do volume médio comprado por domicílio, e produtos de higiene pessoal apresentou retração de 1%.
A LatinPanel também detectou a oscilação de preços dos produtos que compõem a cesta de compras das famílias brasileiras. Os campeões das altas de preços foram os óleos vegetais com 18%, farinha de trigo 17%, pães 14%, temperos 14%, café 12% e o leite longa vida com 10% de aumento. Entre os produtos que registram queda de preços estão o açúcar, os cremes de leite e os detergentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário