Semp Toshiba investe em linha branca
Valor Econômico
Conhecida no mercado pela fabricação de aparelhos de televisão, rádios e DVDs, a Semp Toshiba decidiu seguir os passos das concorrentes Samsung e LG. A empresa nipo-brasileira anunciou ontem que passará a fabricar produtos de linha branca, como lavadoras e ar-condicionado. "Investiremos na linha branca, celular e GPS", disse ontem o presidente da companhia, Afonso Hennel, na presença do CEO mundial da Toshiba Corporation, Atsutoshi Nishida.
O executivo japonês veio ao Brasil para celebrar os 30 anos de parceria entre a Semp e a Toshiba - com 60% e 40% de participação na companhia, respectivamente.
A aposta da Semp Toshiba em linha branca não é por acaso. Em 2006, as vendas de aparelhos desse segmento cresceram 13,74% em relação ao ano anterior. Enquanto as vendas da linha marrom (áudio e vídeo) tiveram uma alta menor, de 9,59%, segundo a Eletros, a associação dos fabricantes.
No momento, Hennel está analisando algumas regiões do país e conversando com governos estaduais sobre possíveis incentivos fiscais para instalar as fábricas dos novos produtos. Ele afirmou que construirá uma nova fábrica para linha branca. No caso de celular e GPS (sistema de localização global), ele estuda se usará as unidades de produção já existentes ou se terá novas. Hoje, a empresa tem fábricas em Manaus, São Paulo, Salvador. O plano, em princípio, é lançar os novos itens do catálogo em meados de 2008.
Para este ano, o executivo estima, pelo menos, "empatar com o faturamento de 2006", de R$ 2,2 bilhões. Devido às vendas atípicas do ano passado, impulsionadas pela Copa do Mundo, a Semp Toshiba viu a comercialização dos produtos registrar queda de 20% a 25% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2006. "Essa queda está dentro da expectativa. O importante é que o volume de vendas será maior que o de 2005", afirmou.
Além do anúncio do novo investimento no Brasil - cujo valor não foi divulgado -, Hennel mostrou-se otimista com o atual portfólio da companhia. Segundo ele, o tamanho da Semp Toshiba deve dobrar em cinco ou seis anos, sem considerar o desempenho dos novos produtos. Um dos fatores de crescimento da empresa é a linha de informática, criada em 1996, que engloba produtos como notebooks e computadores pessoais. Este ano, essa linha deve representar 30% do volume total de vendas. Em 2006, respondeu por 20%.
Nishida, CEO mundial da Toshiba, disse ontem que dentre os países que formam o Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), a maior penetração do grupo japonês é no Brasil, devido à parceria com a Semp. Na China, por exemplo, a Toshiba tem operação há quase tanto tempo quanto no Brasil (30 anos), mas não conseguiu tamanha participação de mercado. "Lá, adotamos uma estratégia diferente da do Brasil. Operamos sozinhos".
Ele reiterou sua aposta na tecnologia do padrão HD-DVD, desenvolvida pela Toshiba. "A batalha entre o HD-DVD e o Blu-Ray (criado pela Sony) começou este ano, mas o vencedor será conhecido até o final de 2008. Temos certeza que o HD vencerá". As duas empresas defendem tecnologias diferentes para a nova geração de discos e aparelhos de DVDs.
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