Pesquisar este blog

sábado, 15 de agosto de 2009

Para pensar: Empreendedorismo é estimulado no ensino fundamental

Por Pedro Mello
Continuando o post que eu falava sobre o exemplo de maturidade e espirito coletivo do pessoal de Rio do Sul, preciso contar pra vocês sobre o projeto de Escola Modelo que construiram desde 2005 nessa cidade.
A primeira impressão que tive ao ouvir esse nome foi que Escola Modelo era apenas mais um nome bonito usado como plataforma eleitoral, longe de qualquer desejo legítimo de melhorar a educação no município. Mas depois que visitei a escola, comecei a sentir que havia algo especial lá.
Duas coisas chamaram minha atenção nesse novo conceito de educação:
Primeiro, eles tem uma série de atividades extra-curriculares como tênis, música, artes marciais e teatro. Até ai, nada de novo. Mas nessa escola, todos os anos, são selecionados os vinte maiores talentos de cada uma dessas atividades, para que eles tenham a oportunidade de ter um acompanhamento mais profissional e intenso. Com isso desenvolvem a possibilidade de tranformar um dom em profissão quando crescerem.
Segundo, eles criaram um curso extra-curricular de Empreendedorismo para os alunos que vão da 5a a 8a séries. Comecei a folhear os trabalhos que eles apresentam no final de cada série e é algo de arrepiar. Nos primeiros dois anos eles apresentam planos de negócios simples, mas quando chegam os trabalhos da 7a e 8a séries, a qualidade do conteúdo dá um grande salto. A profundidade de estudo nos planos apresentados deixa muito empresário de boca aberta.
Só para você ter um gostinho do que isso faz nessas criançada de 11 a 14 anos, assista esse vídeo caseiro que foi gravado pelo celular do Claiton Pacheco, com a apresentação de parte do plano de negócios da empresa do Ramon, um garoto de 13 anos que tem muita presença de espírito e carisma.
Pode ser que ele não vire um empresário quando crescer, mas com certeza ele será um profissional muito mais bem preparado do que aqueles que sairem da escola sem essa bagagem de empreendedorismo. Na certa vai encontrar um emprego muito mais rápido do que seus colegas de classe.
Esse curso de Empreendedorismo já está se espalhando por outras cidades nos arredores de Rio do Sul. Quem sabe um dia vira matéria obrigatória do ensido fundamental.
Parabéns Ramon!

2 comentários:

Anônimo disse...

O artigo nos mostra a importância do cliente para as organizações, por isso que a satisfação não é só o preço e sim as inovações que poderemos oferecer para ele.

Anônimo disse...

Escola Modelo, sem dúvida um bom exemplo para que seja copiado nas demais regiões do país.