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sábado, 29 de agosto de 2009

$ucesso no Varejo


A DryWash, pioneira no segmento de lavagem de automóveis sem água, surgiu no início de 1996, em São Paulo, quando Lito Rodriguez enxergou que nesse mercado faltava profissionalismo. O empresário desenvolveu produtos para lavar carros a seco e também apostou em conveniência e bem-estar, abrindo lojas em estacionamentos de shoppings, supermercados e condomínios.
O sucesso da DryWash se explica pela sua responsabilidade com os clientes e com o meio ambiente. Além de não gastar uma gota de água - numa lavagem tradicional usam-se 580 litros gastos -, o sistema não usa materiais tóxicos. O seu público-alvo é formado por pessoas das classes A e B, preocupadas com a responsabilidade social e com a questão ambiental, mas que também buscam conveniência. Pensando nisso, a empresa criou um calendário promocional próprio, onde realiza campanhas durante o ano todo com o foco voltado para datas ambientais e sociais.
Atualmente, a DryWash conta com 80 unidades franqueadas, instaladas em importantes cidades do país. Esse número já foi maior, mas foi reduzido a fim de padronizar o atendimento em todas as lojas, garantindo a qualidade dos serviços. O grupo ainda tem a Dry Wash Air (produtos de limpeza para aviação), a Dry Wash Corporate (produtos para empresas de limpeza de orelhão, fachadas de prédios, máquinas industriais e vagões de trem) e a Dry Wash Franchising (administradora das franquias). E o crescimento não pára por aí. A DryWash está se estruturando para ganhar o mercado internacional.

Ex-Garota de Programa dá aula de Marketing


Qual é a relação entre uma profissional do sexo e um profissional de Marketing? Para Vanessa de Oliveira, toda. Essa catarinense de 34 anos é ex-garota de programa, fez sucesso ao lançar o primeiro livro - O Diário de Marise, a vida real de uma garota de programa (Matrix) - e agora entra em empresas e em escolas dando palestras de Marketing.
Vanessa ensina o que aprendeu na vida para conquistar clientes. São estratégias de segmentação, de fidelidade, de promoção e de comunicação. O que era feito empiricamente ganhou contornos teóricos pelas mãos do publicitário Reinaldo Bim Toigo no livro de autoria da dupla: Seduzir Clientes (Matrix).
“A profissão do sexo não deixa de ser uma prestação de serviço e ao mesmo tempo o corpo de uma garota não deixa de ser um produto”, diz Vanessa em entrevista ao Mundo do Marketing. Ela tinha 25 anos quando tudo começou. Sem o emprego como corretora de imóveis que havia perdido com a quebra da empresa em que trabalhava, Vanessa passou a promover os seus serviços com estratégias dignas de uma multinacional. “É o que a Unilever faz”, afirma. “O fim pode ser diferente, mas os meios para conquistar um cliente é o mesmo”, enfatiza.
Ela faz MarketingAo entrar na profissão, Vanessa analisou o mercado. A média de preço das meninas na cidade Balneário Camboriú, Santa Catarina, era de R$ 50,00. Ela resolveu, então, colocar um novo produto no mercado: Marise, universitária, ruiva, linda por R$ 250. Foi um sucesso. Enquanto as colegas de profissão ganhavam na quantidade, ela trabalhava menos e recebia até mais. Foi aí que Vanessa resolveu, digamos, diversificar o seu portfólio de produtos.
Surgiu a Ana, para quem gostava de acessórios, a Mari, por R$ 80,00, que no Natal formava uma promoção do tipo pague uma e leve duas, entre outras. Teve época em que Vanessa tinha cinco telefones de cinco perfis diferentes que não paravam de tocar. “O serviço era quase o mesmo. A Marise ficava mais tempo e servia bebida aos clientes. Já nas outras segmentações era para um público diferente”, conta.
Entre as estratégias de sucesso de Vanessa está a de fidelização de clientes. Ela e um grupo de meninas tinham o que hoje ela sabe que é um database. “Comecei a analisar os meus clientes”, lembra. “Sabia o nome de todos eles. Criei um caderninho que tinha o nome do cliente, a data em que ele era atendido, o local, o valor e a origem dele, se ele veio por anúncio de jornal, por indicação, se está retornando, se foi o hotel ou motel, se foi na casa de swing. Com isso, no final do mês sabia qual era o setor de origem que dava maior lucro e, assim, direcionava o investimento em propaganda”, explica a autora, que na época investia até 10% do faturamento em propaganda.
Profissão rentávelO livro de Vanessa fala basicamente de propaganda. “Eu não era a menina mais bonita do jornal, mas a propaganda e a maneira de divulgação eram eficientes”, ressalta. Quais são, então, as regras para seduzir um cliente? “Tratar ele de uma maneira única e fazer questão que ele volte. Fazer promoção também é muito importante porque quanto mais ele usa o seu serviço, mais vantagem os dois recebem”, ensina Vanessa.
Na época em que era garota de programa, Vanessa também tinha um programa de fidelidade. Depois da terceira contração o cliente tinha 20% de desconto. Hoje, suas palestras são contratas por R$ 3 e 5 mil, para faculdades e empresas. A grande propaganda continua sendo a diferenciação. “As pessoas vão mais por curiosidade porque os exemplos são diferentes. É uma maneira de passar o conhecimento sobre uma outra ótica”.
Numa das palestras ela percebeu que os funcionários eram muito preocupados com o chefe. “Eles tratavam bem o chefe, mas não eram tão cuidadosos com os clientes, que na verdade é da onde vem a fonte de renda da empresa”. É assim que Vanessa pensa esta ciência que dá lucro. “O marketing é aquilo que dá base para a empresa crescer”, enfatiza a ex-garota de programa que agora também tem uma linha de lingerie com a marca Vanessa de Oliveira e tem um sonho: “Quero estar entre os dez maiores escritores do mundo”.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MAGAZINE LUIZA X CASAS BAHIA NO RN

Duas grandes redes do varejo estão de olho no Rio Grande do Norte. Uma delas é o Magazine Luiza que este ano foi uma das gigantes que tentou comprar o Ponto Frio (adquirido pelo Grupo Pão de Açúcar). Uma fonte do Mercado.com conta que executivos da empresa fizeram recentemente uma oferta ao Colégio Marista por metade do terreno da escola, no bairro de Petrópolis. A direção não quer dar detalhes da quantia, nem das negociações, mas afirma que a venda não foi aceita. Porém, a atitude parece ter sido bem decidida: com fotos aéreas da região, os representantes do Magazine solicitaram a parte da área que vai da entrada secundária (na rua Ceará-Mirim) e parte do campo de futebol. Em troca do grande espaço, eles fariam também construções e reformas em benefício da escola.Quem também parece estar de olho no mercado potiguar são as Casas Bahia. Porém, ao contrário do que se espera, a rede não começaria sua atuação na capital, mas escolheu o vizinho município da Região Metropolitana: Parnamirim. Comerciantes do Shopping de Parnamirim comentam que a "galeria" estaria sendo transferida para uma região próxima ao bairro da Cohabinal. Uma nova estrutura já estaria em construção. O motivo? A rede de móveis e eletrodomésticos teria comprado o prédio situado no Centro da cidade para instalar sua primeira loja no RN.

sábado, 22 de agosto de 2009

Programas de trainee abrem inscrições para vagas de até R$ 4.500


GIULIANA VALLONE
da Folha Online
Os jovens recém-formados têm nos programas de trainee uma grande chance de dar o pontapé inicial em seu plano de carreira. E as inscrições para muitos deles já estão abertas.
"No trainee, o jovem já entra na empresa como contratado e com um horizonte pré-definido", afirma Eduardo de Oliveira, superintendente de Operações, do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).
Ministério do Planejamento prevê cem vagas com salário de R$ 12.413Polo aeronáutico reduziu em 30% número de funcionáriosAumenta a lista de países que estão fora da recessãoVeja a página de empregos da Folha Online
Entre as empresas que estão recebendo os currículos de candidatos estão Ambev, Citibank, Nestlé, Sadia, Souza Cruz e outras. O maior salário inicial é o da Unilever, de R$ 4.500.
A companhia tem vagas em oito áreas e podem participar do processo de seleção estudantes de graduação e pós-graduação que se formam no final de 2009 ou que tenham concluído a graduação entre 2007 e 2009. As inscrições vão até 31 de agosto.
Os pré-requisitos básicos entre todas as companhias são domínio do inglês e conhecimentos de informática. Mas Oliveira alerta que os candidatos devem ficar atentos a algumas características da personalidade que também serão avaliadas.
"Proatividade, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe e boa comunicação são muito importantes", afirma. "Além disso, recomendamos que o jovem sempre esteja atualizado, e tenha um nível de conhecimento bastante amplo."
Os programas têm início em janeiro de 2010 e possuem duração de um a três anos. Andréa Aikawa, gerente de Seleção do Citi Brasil, ressalta que o trainee é uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de trabalho já em uma boa posição. Segundo ela, "muitos executivos do Citi já passaram pelo Programa de Trainees, entre eles, o atual presidente, Gustavo Marin."
O programa do Citi proporciona aos trainees a rotação pelas diversas áreas de negócio do banco e as áreas de interesse dos candidatos serão discutidas durante o processo seletivo. As inscrições estão abertas até 15 de setembro e o número de vagas e a remuneração ainda não foram definidos.
A Ambev recebe as fichas de candidatos formados desde dezembro de 2007 ou cursando o último ano até o dia 7 de setembro.


Podem se inscrever estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Administração Pública, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Direito Internacional, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Marketing, Publicidade e Propaganda, Química, Matemática, Processamento de Dados, Relações Internacionais ou Sistemas da Informação. A remuneração inicial é de R$ 3.700.
Com o segundo salário mais alto entre as vagas apuradas pela Folha Online --R$ 4.100--, a Bosch tem 11 vagas disponíveis para atuação nas fábricas instaladas em Campinas, São Paulo. O programa tem duração de dois anos e os candidatos devem se inscrever até o dia 31.
O Grupo Pão de Açúcar tem inscrições abertas até 20 de setembro para jovens formados entre dezembro de 2007 e dezembro de 2009, em diversas áreas de exatas, humanas ou biológicas.
As outras empresas que também estão recebendo inscrições são:
Danone - até 8 de setembro
Energisa - até 31 de agosto
Gafisa - até 8 de setembro
Johnson e Johnson - até 26 de agosto
Nestlé - até 13 de setembro
Renault - até 20 de setembro
Sadia - até 7 de setembro
Souza Cruz - até 14 de setembro
C&A - abre no dia 8 de setembro
Estágios
Oliveira, do CIEE, ressalta também a importância dos programas de estágio, que "preparam o jovem para assumir funções futuras dentro da empresa". "Vale a pena estar atento a todas as oportunidades."
Segundo ele, os estudantes também podem procurar o site do CIEE, que oferece cursos para ajudar os estudantes a se preparar para a vida profissional.
Veja algumas empresas que também oferecem programas de estágio:
Citi - inscrições durante todo o ano
Unilever - até 31 de agosto
Alcoa - até 16 de setembro
Nestlé até 13 de setembro
Bosch - até 30 de agosto
Petrobras Distribuidora - até 6 de outubro
Siemens - até 31 de agosto

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Tatuagens nerd


Pensar diferente
Apesar de achar que um logo da Apple tatuado não seja lá má ideia, somente o logo já estaria de bom tamanho. Talvez o símbolo de energia tatuado no meio já fosse um detalhe mais do que suficiente. Mas tatuar o slogan foi um pouco além da conta.

sábado, 15 de agosto de 2009

Para pensar: Empreendedorismo é estimulado no ensino fundamental

Por Pedro Mello
Continuando o post que eu falava sobre o exemplo de maturidade e espirito coletivo do pessoal de Rio do Sul, preciso contar pra vocês sobre o projeto de Escola Modelo que construiram desde 2005 nessa cidade.
A primeira impressão que tive ao ouvir esse nome foi que Escola Modelo era apenas mais um nome bonito usado como plataforma eleitoral, longe de qualquer desejo legítimo de melhorar a educação no município. Mas depois que visitei a escola, comecei a sentir que havia algo especial lá.
Duas coisas chamaram minha atenção nesse novo conceito de educação:
Primeiro, eles tem uma série de atividades extra-curriculares como tênis, música, artes marciais e teatro. Até ai, nada de novo. Mas nessa escola, todos os anos, são selecionados os vinte maiores talentos de cada uma dessas atividades, para que eles tenham a oportunidade de ter um acompanhamento mais profissional e intenso. Com isso desenvolvem a possibilidade de tranformar um dom em profissão quando crescerem.
Segundo, eles criaram um curso extra-curricular de Empreendedorismo para os alunos que vão da 5a a 8a séries. Comecei a folhear os trabalhos que eles apresentam no final de cada série e é algo de arrepiar. Nos primeiros dois anos eles apresentam planos de negócios simples, mas quando chegam os trabalhos da 7a e 8a séries, a qualidade do conteúdo dá um grande salto. A profundidade de estudo nos planos apresentados deixa muito empresário de boca aberta.
Só para você ter um gostinho do que isso faz nessas criançada de 11 a 14 anos, assista esse vídeo caseiro que foi gravado pelo celular do Claiton Pacheco, com a apresentação de parte do plano de negócios da empresa do Ramon, um garoto de 13 anos que tem muita presença de espírito e carisma.
Pode ser que ele não vire um empresário quando crescer, mas com certeza ele será um profissional muito mais bem preparado do que aqueles que sairem da escola sem essa bagagem de empreendedorismo. Na certa vai encontrar um emprego muito mais rápido do que seus colegas de classe.
Esse curso de Empreendedorismo já está se espalhando por outras cidades nos arredores de Rio do Sul. Quem sabe um dia vira matéria obrigatória do ensido fundamental.
Parabéns Ramon!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A experiência do cliente é o que vale


Se a sua loja deseja ganhar um espaço cativo no coração dos clientes, saiba que é necessário oferecer-lhes mais que preços competitivos e mix de produtos atrativo. Lojas bonitas, já existem aos montes por aí, mas o consumidor vai se lembrar daquela que lhe oferecer algo diferente. Por isso, você deve proporcionar-lhes uma agradável experiência de compra.
Você já pensou em como chamar atenção do consumidor, ou mais do que isso, como proporcionar experiências memoráveis entre o seu cliente e a sua marca? Você certamente já ouviu que o apelo emocional é o mais eficiente que existe, e é aí que entra o branding sensorial - o uso de aromas, sons, texturas e outros recursos sensoriais que melhoram a experiência do cliente com a marca ou o produtos. Ao ativar as sensações dos seus clientes com essas estratégias, você vai proporcionar-lhes experiências memoráveis como diferencial competitivo.
Embora algumas ações incluam gastos consideráveis, qualquer empresa pode oferecer experiências inesquecíveis na hora da compra, bastando usar um pouco de criatividade. O primeiro passo é conhecer bem o seu cliente, pois assim será mais fácil atender às suas expectativas. Também é importante tornar a loja mais aconchegante e preparar todos os funcionários para que ajam de forma mais receptiva e ofereçam um show de atendimento. Além disso, vale a pena investir em ambientes que proporcionem interação entre clientes e produtos, em eventos ou ações que criem vínculos, em experiências memoráveis, considerando sempre o perfil da sua marca e do seu consumidor. Lembre-se que o cliente quer muito mais e está muitas vezes disposto a pagar por esse diferencial.
E não se esqueça: o cliente é rei e merece ser tratado como tal! Promova uma experiência inesquecível para eles em sua loja!

sábado, 8 de agosto de 2009

Philip Kotler fala sobre os novos tempos do Marketing


Alerta vermelho permanente: o pai do Marketing fala sobre como se deve fazer Marketing nos dias de hoje, de crise e de redes sociais
Por José Salibi Neto, da HSM Management *, do Mundo do Marketing.

Acesse o link e leia a entrevista:

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

TeleCheque adere ao Twitter

JB Online
SÃO PAULO, 3 de agosto de 2009 - As mídias sociais se transformaram em um importante canal de comunicação e vêm ganhando espaço, inclusive dentro das grandes companhias. Apenas na América Latina, cerca de 25 milhões de pessoas acessam serviços como blogs, wikis, RSS, tags ou qualquer tipo de mídia colaborativa e interativa, de acordo com pesquisa divulgada pela IDC, no início do ano. Para acompanhar essa tendência, a TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo, decidiu apostar no Twitter para anunciar suas novidades e conquistas.
"Estamos investindo fortemente em nossa marca e acreditamos que as mídias sociais são importantes mediadores entre os consumidores, imprensa, clientes e parceiros da TeleCheque. Queremos inovar e criar um relacionamento mais próximo com todos eles", explica Patrícia Abud Monteiro, diretora de marketing da TeleCheque. Além disso, a empresa quer se consolidar como prestadora de serviços à comunidade, uma vez que divulga índices sobre o mercado de varejo e crédito. "Somos referência para o consumidor final e para os lojistas. Queremos debater nossas pesquisas com eles e para isso, criamos o Twitter", completa.
Segundo pesquisa divulgada pela comScore, o Twitter já tem grande aceitação e no período de um ano, registrou um aumento de 700% no número de usuários. "É uma ferramenta simples de usar e que ganhou adesão rapidamente porque com poucos caracteres, é possível passar uma mensagem direta e objetiva", destaca a diretora, resumindo: "Se considerarmos que hoje um dos grandes problemas das pessoas é a falta tempo, o Twitter é um importante aliado para informar com precisão e agilidade".

Excelência em liderança

Newton Ferreira
Numa época em que se fala tanto sobre a importância de resultados no ambiente de trabalho, faz sentido pressupor que líderes são indicados ou destacam-se pelas suas competências técnicas e administrativas. Também faz sentido pressupor que não será difícil encontrar exceções em todos os escalões de uma empresa, pois nem sempre essa “regra das competências” é o principal critério adotado na seleção para cargos de comando. Mas partindo do princípio que o novo líder destaca-se em conhecimentos, habilidades e atitudes, ainda assim precisará de um tempo para mostrar-se competente no exercício da liderança. Trata-se de um novo papel que precisa ser bem aprendido para ser bem desempenhado.
Afinal de contas, qual é o papel de um líder no ambiente profissional? Não existem fórmulas mágicas ou receitas prontas. Geralmente, os principais erros que um iniciante comete advêm da sua falta de experiência no papel de líder.
Não compartilhar os objetivos com as pessoas, não envolvê-las devidamente na missão a ser cumprida, não encorajar o time de trabalho frente às dificuldades, são alguns erros mais comuns do que imaginamos ou do que os próprios protagonistas ousam admitir. Percebemos que boa parte desses problemas pode ser resolvida com uma boa política de comunicação eficaz diferenciada.
A autoavaliação também deve ser um exercício constante na busca da excelência como líder. Devemos também aproveitar o feedback que as várias pessoas que convivem conosco podem fornecer! Qual a avaliação que seus superiores tem feito do seu trabalho? E seus pares? E seus subordinados? (seria muito sugerir que você ouvisse inclusive seus subordinados). O fato é que, quanto mais pessoas você ouvir atenciosa e estrategicamente, melhores referências você terá para identificar oportunidades de melhoria no exercício da liderança.
Para obter êxito na liderança tem que ter os ingredientes necessários. O líder deve estar à frente de sua equipe e responsabilizando-se pelo desempenho de seus subordinados. Tem que haver um gerente que consiga mobilizar esses colaboradores a atuarem de acordo com as regras do jogo e maximizarem seu potencial. O sucesso de uma empresa requer um alto nível de comprometimento do dono ou gerente e de toda a equipe.
O papel do líder é baseado em frequente autoavaliação e na eficácia da comunicação. Consiste principalmente em saber envolver e inspirar as pessoas com os objetivos e as missões do projeto profissional, abraçado pelo time de trabalho. Em tempo: certamente surgirão dificuldades, e se o líder não estiver preparado para encorajar as pessoas a seguirem em frente, quem o fará?
* Newton Ferreira é psicólogo com especialização em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae. Profissional oriundo da área de Recursos Humanos, atuou em empresas de médio e grande porte, e desenvolve há mais de sete anos carreira como consultor independente.
Site: www.newtonferreira.com.br.

sábado, 1 de agosto de 2009

Ambev abre seleção para novos trainees

Através do seu Programa de Trainee 2010, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) irá selecionar jovens para atuar em diversas áreas da companhia. O salário inicial é de R$ 3.700, mais benefícios como assistências médica e odontológica, seguro de vida, previdência privada, vale refeição, vale transporte e 14º salário. As inscrições serão realizadas até o próximo dia 07 de setembro, através do site do Programa.Os aspirantes passarão por teste online de português, inglês e raciocínio lógico, dinâmicas de grupo, entrevistas individuais, painel de negócios, provas presenciais, além de entrevistas finais com presidente e diretores da companhia. Estes processos serão utilizados para a análise de características como habilidade para negociação, capacidade de liderança, visão empreendedora, disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país. Não há um número definido de vagas e aqueles aprovados no processo seletivo, tornam-se automaticamente funcionários da empresa.Uma das novidades utilizadas na divulgação do programa em 2009 são as redes sociais. No Orkut, rede mais popular no Brasil, a Ambev promoverá o jogo interativo “Vai uma aí?”, através do qual os usuários poderão simular atividades da rotina da companhia, como a distribuição de produtos. O programa é voltado para estudantes de todo o país, formados desde dezembro de 2007 ou cursando o último ano das faculdades de Administração de Empresas, Administração Pública, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Direito Internacional, Economia, Engenharias, Estatística, Física, Marketing, Publicidade e Propaganda, Química, Matemática, Processamento de Dados, Relações Internacionais ou Sistemas da Informação. Com uma unidade no Rio Grande do Norte, no distrito industrial de Extremoz, a Ambev é sediada em São Paulo e opera em 14 países da América Latina e no Canadá. A empresa é produtora de diversas bebidas, como as cervejas Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Original e Stella Artois, além dos refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, H2OH! e Guarah!. Serviço
Inscreva-se no Programa Trainee 2010
www.traineeambev.com.br

Como praticar o networking no dia-a-dia

Por Marcelo Miyashita

Networking não é um acontecimento, é um processo. Muita gente só pensa na sua rede de contatos quando precisa desesperadamente: uma meta de vendas para cumprir ou a necessidade de um novo emprego. Infelizmente, ocorre na maioria dos casos. A pessoa torna-se impertinente, irrelevante e, ainda por cima, pedinte. O verdadeiro networking ocorre justamente pela via contrária, pela via do oferecimento de ajuda, tempo, disponibilidade e proximidade. É praticar o velho lema "ajude para ser ajudado". Esse é o desafio do networker. Não dá para ajudarmos todos nossos contatos e nem tomarmos café com todo mundo todo mês, então, precisamos encontrar fórmulas que viabilizem essa prática. Primeiro, é preciso compreender que nossos contatos não são iguais. Aliás, há uma escala de proximidade que deve estar clara: rede de contatos, rede de conhecidos e rede de amigos. Com os contatos tivemos exatamente isso: um contato. Nada mais. É o que acontece quando trocamos cartões num evento ou quando alguém entra em contato conosco via e-mail. Já conhecidos são pessoas mais próximas - não só temos seu contato, mas também as conhecemos e somos reconhecidos por elas. É um grupo bem menor. E, claro, temos amigos, além de familiares e parentes. Claro que vamos sempre priorizar os mais próximos no nosso dia-a-dia. Ligamos, enviamos e-mails e, naturalmente, damos mais atenção e ajuda para eles. Somos networkers com amigos pois é a essência do relacionamento humano. O ponto que precisa de mobilização e cuidado são as redes de contatos e conhecidos. Não dá para manter relações com todos como mantemos com os amigos. Até porque um bom networker consegue chegar no que chamo escala dos cinco (50 amigos, 500 conhecidos e 5000 contatos). Então, a questão é como praticar networking com as redes de conhecidos e, principalmente, com as de contatos. É preciso utilizar um pouco da base do conceito de marketing de relacionamento praticado pelas organizações. Elas estabelecem esse follow-up em massa por meio de ações de comunicação e atividades presenciais segmentadas. Por esse caminho e, sempre fornecendo algo relevante e interessante, é possível nos mantermos ativos com nossos contatos e conhecidos. A internet tem ajudado muito nesse follow-up. Claro, é preciso praticar com inteligência. Volta e meia eu recebo contatos de pessoas que simplesmente perguntam: E aí? Tudo bem, como vão as coisas? E só. Ou pior, "oi, tudo bem, indica o meu CV para seus amigos?" (?!). O fenômeno dos blogs tem demonstrado um bom caminho. Muitos profissionais, ao criarem e manterem blogs relevantes, bem posicionados, encontram um bom motivo para, por meio de uma prestação de serviços, manterem-se ativos e gerando conhecimento para seus contatos e conhecidos. É preciso compreender que a prática do networking exige preparação e manutenção de serviços, seja por meio de um blog, seja promovendo encontros temáticos, seja, simplesmente, atuando como conector entre as pessoas - levando indicações e ajudando as pessoas, para não só pedir, mas também ajudar. As redes sociais na internet (orkut, plaxo, linkedin) ajudam a manter os dados dos contatos e conhecidos atualizados. Nesse sentido, é uma boa ferramenta, mas, como disse, isso resolve parte do trabalho. Não adianta ter os dados limpos e atualizados se não há uma mobilização disposta a servir aos contatos e conhecidos. Rede do BemSer relevante é fundamental para manter a permissão ativa e só conseguimos isso quando prestamos serviços para nossos contatos. Só para exemplificar, eu tenho vários grupos de contatos, mas, nos últimos anos, um grupo foi ganhando forma e representatividade: meus alunos. Como leciono há 11 anos e aplico cursos abertos e in company há muito tempo também, fui formando muitos alunos. Exatos 3.409 alunos que crescem a cada nova turma ou curso que aplico. É uma massa crítica, atuante no mercado, em posição de média gerência para alta, e muitos com poder de contração e seleção em suas empresas. Todos, praticamente, preocupados com sua carreira e seu crescimento profissional. Com meus alunos formei o que chamamos de Rede do Bem. Uma rede colaborativa e fechada (só entra na lista quem é aluno) de trocas de vagas de emprego, em que os alunos que contratam priorizam e valorizam os colegas alunos nos processos de seleção. É uma fórmula simples, baseada no envio de boletins via e-mail a cada 15 dias. De 2006, quando a rede foi criada, para cá, foram distribuídas entre os alunos 1.272 vagas de emprego! Ou seja, a cada quinzena eles recebem um comunicado com uma média de 20 vagas de emprego ofertadas pelos próprios alunos para os alunos. Por meio da Rede do Bem, consigo manter contato relevante e pertinente com eles de uma forma que não conseguiria se não buscasse prestar um serviço interessante e válido. Por isso tudo que praticar networking dá muito trabalho. E a prática correta é totalmente inversa à percepção que algumas pessoas têm: não se faz networking explorando seus contatos para pedir coisas. Networking se faz ajudando, fornecendo, informando e prestando serviços. Mobilizando-se para as pessoas, conseguindo se manter interessante e não interesseiro. O networker é como um líder: trabalha para servir seus contatos e consegue com eles mais envolvimento, comprometimento e colaboração.