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sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Por falta de troco, vale a pena perder a venda e, talvez, o cliente?


Ultimamente, as pessoas estão perdendo os seus antigos valores em virtude das mudanças que estamos vivendo. Então, lançamos a seguinte pergunta: vale a pena o comerciante perder uma venda por falta de troco e, em muitos casos, o próprio cliente? Se nos focarmos no passado, época em que as vendinhas tinham os seus clientes relacionados em caderninho, com as respectivas contas, a palavra de um cliente tinha o seu valor, pois se não tivesse a quantia suficiente para realizar a compra, com certeza retornava para acertar a diferença em outra oportunidade. Hoje em dia, se não bastasse ter o dinheiro para adquirir o bem de seu interesse, ainda é obrigado a ter o valor certo porque não existe, no mercado, o troco suficiente. Então, está correto sair da loja sem a mercadoria em vez de tentar negociar a falta de troco, caso seja por um, dois ou cinco reais? Infelizmente, hoje em dia, muitas pessoas já estão acostumadas a receber como troco em padarias, restaurantes, as famosas "balas ou gomas de mascar". No entanto, alguém consegue comprar um litro de leite ou pãozinho com elas? A falta de troco no comércio em geral é apontada por vendedores e consumidores como uma doença crônica.Então, onde está a consideração com o cliente? Será que não vale a pena arcar com a pequena diferença e deixá-lo satisfeito em vez de frustrá-lo da compra? Será que aquele que utiliza dinheiro é menos importante do que outro que lança mão de vários cartões de crédito e/ou bancários? Pois é, infelizmente essa é a triste realidade do comércio, onde os valores estão mudando e o reconhecimento e respeito ao cliente, muitas vezes, são colocados em último plano, uma vez que o foco é somente o lucro. Porém, não se esqueça, sem cliente é impossível alcançá-lo! Contudo, vale ressaltar que um cliente satisfeito retorna e conta sobre o bom atendimento recebido no estabelecimento comercial, colaborando para a sua propaganda. Será que não vale a pena apresentar um diferencial competitivo? Pense nisso e, sempre que for possível, ofereça mais do que é esperado, surpreenda o seu cliente pois, com certeza, você conseguirá a sua fidelidade. Boas Vendas!

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