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terça-feira, 2 de março de 2010

Meninas gastam 60% da mesada em maquiagem


A receita de maquiagem para agradar as adolescentes é uma só: brilho nos lábios, olhos marcados à la Avril Lavigne - cantora inglesa, ídolo da maioria delas - e, de preferência, um resultado bem natural, quase imperceptível. Embalagens pequenas, que permitem um desembolso menor e multifuncionais, também são importantes para conquistar o público jovem. Com menos dinheiro no bolso, sim, mas com vaidade e exigência de sobra, os adolescentes estão na mira da indústria.

O Boticário prepara o relançamento de sua linha Cores, que chega ao mercado no dia 5 de maio, com foco nas adolescentes. A linha Faces da Natura, para o público acima dos 15 anos, tem embalagem, fórmula e boa parte dos produtos voltada às jovens. A Avon acaba de remodelar sua linha Color Trend, presente em cem países e a canadense M.A.C., embora não tenha uma linha específica, atrai esse público pela variedade de tons disponível.

Para relançar a linha Cores, O Boticário muniu-se de informações. Além de um levantamento com consumidoras entre 14 e 19 anos, a empresa usou dados da pesquisa Multi V 2004, realizada com 3 mil mulheres de idades variadas e de todas as classes sociais, realizada pelo Sindicato da Indústria (Sipatesp).

O estudo mostra que, enquanto 18% das mulheres usam brilho labial, 39% das meninas entre 14 e 19 anos utilizam freqüentemente esse produto. O uso de lápis de olho é hábito para 52% das adolescentes, mas somente para 39% das mulheres com mais idade. Já o batom é preferência para 66% das mulheres e 62% das adolescentes.

"Isso nos fez criar maquiagem para a boca com menos cobertura e mais brilho, por exemplo", diz Ana Eliza Pavão, gerente de marketing de maquiagem do Boticário. A linha Cores possui textura diferenciada e precisa ser aplicada várias vezes para dar cobertura. "Isso porque, a menina erra muito ao se maquiar e pode refazer a maquiagem várias vezes", diz Ana Eliza.

O lado sensorial é muito importante para conquistar os jovens. "É fundamental usar sabores, aromas e texturas", afirma Letícia Rodrigues, gerente da unidade de negócios de maquiagem da Natura. A empresa lançou gloss com sabores de banana, morango com chocolate e até uma versão caipirinha, com sabores do drink.

Segundo dados levantados pelo Boticário, 17% da população brasileira é composta por jovens entre 12 e 19 anos, o que significa 28,5 milhões de pessoas. "Estamos falando de um mercado de 10 milhões de meninas", diz Ana Eliza. Não bastasse o grande universo, a pesquisa da Natura mostra que as adolescentes gastam 60% da mesada com cosméticos.

O Boticário investiu R$ 800 mil para reformular a linha Cores, que existe desde 2000, mas era destinada a mulheres acima de 20 anos. Entre os destaques da linha de maquiagem do Boticário está o "Kit Balada", composto por um duo de maquiagem que contém um spray de menta, de um lado, e um brilho labial, de outro. Há também o "Kit Sobrevivência", composto por lápis e brilho labial.

No ano passado, a Natura lançou um produto semelhante, com gloss e sombra. "A praticidade produtos com mais de uma função tem grande aceitação por esse público", completa Letícia, da Natura.

Na M.A.C., os campeões de vendas para meninas são gloss, rímel, lápis preto e o pó bronzeador. "A tendência mundial entre as adolescentes é usar olhos mais maquiados e pouca cor nos lábios", diz Vanessa Rozan, principal maquiadora da M.A.C.

O mercado de maquiagem faturou R$ 947,7 milhões em 2005, segundo dados da Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

(Valor)

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