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sexta-feira, 27 de junho de 2008

Segmentação e implementação ditam as regras do Marketing

Por Thiago Terra
thiago@mundodomarketing.com.br
A análise de segmentação é um bom começo para descobrir e conhecer quem é o consumidor de uma marca. A afirmação é do Presidente da Copernicus Marketing Consulting no Brasil, Alberto Cerqueira Lima. Com a palestra que ressalta que o Marketing de hoje não é como o de ontem e não será como o de amanhã, o executivo destaca a quebra de paradigmas que está ocorrendo com a comunicação.
A quebra de paradigmas é maior que uma revolução ou que uma transformação. Uma revolução tem referências como o cinema, por exemplo, que é uma referência ao teatro. O automóvel é uma referencia à carroça e a Internet é a revoluão das revistas. De acordo com Cerqueira algumas situações no Marketing não têm palavras.
Infelizmente está se tornando normal no Brasil, Estados Unidos e Europa, empresas com cada vez mais problemas de investimento e retorno em Marketing. Por isso, as estratégias passam a ser inseridas em games, esportes, especiais em TV, PDV, Internet, teatro de rua e boca-a-boca.
Sem palavras, mas com novos paradigmasSegundo Cerqueira, eventos como o Red Bull Air Race é mais do que um mega evento e não tem como nomear. “Em uma loja de cosméticos nos Estados Unidos, uma moça entrrou para pedir uma informação e foi maquiada e saiu da loja cheia de produtos da marca. Isto tem nome?”, questiona o presidente da Copérnicus Marketing Consulting.
Enquanto os modelos tradicionais de comunicação são conhecidos pela negligência na definição do segmento e posicionamento de estratégias de Marketing, foco no plano de midia criativa e brand equity, o modelo emergente tem obsseção por definições dos segmentos e foco no envolvimento do consumidor. O que antes era um plano de mídia, passa a ser um plano de contato. “A mesma arma que está desmontando paradigmas trás também ferramentas para reconstruir”, conta Alberto Cerqueira Lima durante o III Seminário Marketing 360º.
A importância de implementarOs prncipais componentes para a implementação de uma estratégia se baseiam na essência, personalidade, diferenciação, necessidade, ambiente competitivo e o target. O posicionamento tem que ter atributos que façam a diferença para o target. “As estratégias são tão boas quanto a implementação delas no departamento de Marketing.
Nenhuma empresa sobrevive se não se reinventar”, diz o executivo, que completa. “O principio da implementação diz que o que a gen te não controla a gente também não gerencia”. O III Seminário Marketing 360º é patrocinadpo pela Sun MRN Worldwide, Copernicus Marketing Consulting, Dinamize e TNS Inerscience.

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