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sexta-feira, 27 de junho de 2008

SEU CLIENTE, SEU SUCESSO!

Uma equipe incompleta, vendedor(es) fraco(s) na loja, falta de conhecimento de produto, propaganda ineficaz, localização inadequada da loja. Esses são alguns exemplos de influências internas e externas que afetam as vendas de uma loja de uma forma negativa. Seja qual for o caso, é preciso descobrir o que está errado e sanar o problema. Nessa missão, o Supervisor é o principal envolvido. Mas como ele é capaz de eliminar esses fatores negativos? Um bom começo é pesquisar seus clientes.É importante descobrir, por exemplo, o grau de satisfação dos seus clientes - tanto aqueles que compraram como os que foram embora da loja sem levar nada. Outra informação valiosa é saber o que realmente faz com que seus clientes comprem na sua loja. Será por causa do atendimento, do sortimento de produtos oferecidos ou da reputação da Empresa no mercado? Fundamental também é conhecer os motivos pelos quais os clientes compram e/ou visitam as lojas da concorrência. Isto é possível de ser realizado, principalmente se a sua loja estiver localizada em um shopping. Para pesquisar os clientes que compram com você, cadastre-os. Isto é fácil. Você tem os nomes e os telefones dos clientes que fazem compras em suas lojas. Você ainda pode obter nomes e números de telefone através das vendas em cartão de crédito ou cheque. Seu trabalho será simplesmente escolher alguns clientes a intervalos regulares e lhes fazer algumas perguntas. Poucas pessoas irão fazer objeções ao seu telefonema, se souberem que ele será breve.As perguntas a serem feitas dependerão do que você quer descobrir. Faça uma pequena lista dos principais pontos de seu interesse e utilize-os. Evite, ao máximo, questionários longos. Procure fazer perguntas objetivas, utilizando o processo de múltipla escolha para facilitar a tabulação dos resultados. Agora, se você quiser descobrir as impressões dos clientes que saem da sua loja com as mãos vazias, por exemplo, colha essas informações quando o cliente estiver saindo da loja.Quanto à concorrência, identifique os clientes que saem das lojas concorrentes, aborde-os e faça algumas perguntas. Você pode incluir perguntas que se refiram às impressões deles sobre diferentes lojas do seu ramo, para que não fique evidente a empresa que você está representando. Além disso, tome o cuidado de identificar os funcionários da loja do concorrente, para que você não os aborde quando eles estiverem saindo para almoçar!Independente do método ou forma escolhida para a sua pesquisa, observar e escutar atentamente o seu cliente é a regra a ser seguida. Suas descobertas o ajudarão a melhorar a imagem da sua Empresa e a incrementar as vendas da sua loja.

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