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sexta-feira, 4 de julho de 2008

Tendências do Globalizado Mercado Imobiliário Brasileiro

O novo mercado imobiliário brasileiro, estruturado através de medidas governamentais que incentivam e concedem segurança jurídica às operações de crédito, havendo, de um lado, abundantes recursos para o financiamento habitacional e, de outro, déficit habitacional de 8 milhões de unidades, mais 1,4 milhão a cada ano - situações que provocaram inédita situação para o mercado imobiliário brasileiro: a abertura de capital das principais promotoras e mediadoras imobiliárias do país.
Nos últimos dois anos, cerca de 20 empresas de grande porte realizaram operações de IPO, provocando extraordinário reforço de caixa, graças ao bom desempenho de suas ações - há casos de valorização superior a 100% -, fatores que indicam o fortalecimento da credibilidade dos investidores no segmento, transparência e capacidade tecnológica.
Entretanto, muitas empresas de pequeno e médio portes temem ser consumidas pelas grandes promotoras, que, com capital, estoque de terrenos e expertise, embora sediadas em São Paulo, instalam-se por todo o país, para ampliar sua área de atuação e capacidade de produção, provocando amplo processo de diversificação de produtos e expansão geográfica.
E o mesmo acontece com investidores e promotores que chegam de toda a Europa para ingressarem no mercado imobiliário brasileiro: é fundamental identificar as peculiaridades de cada localidade, a legislação, o perfil do público-alvo, os tipos adequados de unidades a serem construídas, através de Estudos de Mercado e de Viabilidade Econômico-Financeira.
Assim, a estratégia correta de um investidor, promotor ou mediador europeu que pretenda entrar no mercado imobiliário brasileiro, em grandes capitais ou em destinos turísticos, pode ser estabelecida em uma, entre três, situações: a compra de ações das grandes empresas nas bolsas de valores, os processos de fusões/ aquisições de empresas brasileiras ou a realização de empreendimentos em parcerias com as empresas brasileiras.
Cada uma destas opções apresenta fatores favoráveis e desfavoráveis, mas as duas últimas situações são as mais seguras e que estão a ocorrer nos últimos tempos, a partir da diminuição do Risco Brasil e da consolidação do mercado imobiliário brasileiro, em todos os seus segmentos. E para estes casos, torna-se imprescindível a presença das empresas locais na estratégia a ser adotada, seja em fusões/ aquisições de empresas, seja em parcerias de negócios, devido, principalmente, ao conhecimento que estas empresas possuem das peculiaridades de seu mercado, em todos pontos.
Caio Sergio Calfat Jacob - julho / 2007

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