Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

6 lições de trabalho em equipe aprendidas com os mineiros do Chile

Presos por mais de dois meses, os 33 mineiros no Chile, resgatados a partir de hoje, deram uma forte demonstração de humanidade. Além do forte instinto de sobrevivência e da evidente persistência, algumas outras lições podem ser tiradas da situação. Será que você consegue aplicar na sua empresa?
1- Eleja um líder para contornar crise
Todo processo precisa de gestão. Uma crise, então, necessita com mais urgência ainda. Tome por base os acidentes aéreos. As companhias sempre encontram um porta-voz, certo? Lembre-se que, em uma crise na empresa, todos são afetados e alguém com mais experiência pode, além de acalmar os mais jovens, pensar em soluções práticas de forma mais rápida.
2- Energia positiva gera energia positiva
Mesmo confinados, os trabalhadores geravam ótimas imagens. Sempre brincando, rindo, conversando. Ficar nervoso não agrega em nada, e cooperatividade é importante para resolver problemas.
3- Esqueça o complexo de Big Brother
Quando pessoas se unem, o conflito não precisa ser “a primeira coisa a ser criada”. Se fosse criado um conchavo dentro da mina, tendo em vista o limite psicológico ao qual todos estavam submetidos, certamente o resgate de todos não seria possível. Sua empresa pode ser um lugar produtivo se sua liderança conseguir unir a equipe em torno de um objetivo.
4- Planeje, afinal, a situação sempre pode piorar
A 600m de profundidade, era necessário cuidar da higiene e racionar o consumo dos mantimentos. Felizmente, com a abertura do túnel, os 33 trabalhadores conseguiram receber mais comida. Dessa forma, prepare-se para o pior. Qualquer coisa “menos ruim” do que isso será muito mais fácil de lidar se o planejamento for adequado.
5- Comunicação é a chave
Manter todos informados a todo momento é uma das principais formas de se manter a liderança e o foco do grupo. É muito mais fácil olhar o problema e enxergar a solução quando estão todos olhando para o mesmo ponto.
6- Resiliência, sempre
A capacidade de contornar desafios ou superar obstáculos precisa ser exercitada a todo momento em situações difíceis. Quando desistir não é uma opção, o único caminho a seguir é para cima!
Vale a pena ressaltar que para um bom trabalho de equipe, um bom líder é peça chave no processo.
Fonte: www.adm7.com

Um comentário:

Wagner disse...

Comunicação e Espirito de Equipe.
É positivamente super importante o indivíduo, profissional se comunicar bem e muito mais exercer capacidades de comando, de atrair/convencer os membros da organização para o melhor caminho a seguir e claro com convergência do todo (todos os membros do grupo).

Wagner, Silva Luis.
Universitário
Natal/RN