Pesquisar este blog

domingo, 31 de outubro de 2010

Toyota teria comprado em sigilo veículos defeituosos

Los Angeles - O grupo Toyota, que há meses tem retirado do mercado milhares de veículos defeituosos, teria comprado alguns deles de seus clientes em sigilo, para ocultar falhas, segundo um processo que corre nos Estados Unidos, ao qual a AFP teve acesso.

O processo, aberto em um Tribunal Federal da Califórnia (oeste), afirma que os técnicos do grupo japonês conseguiram - diferentemente do que a Toyota sempre disse - resolver os problemas de aceleração que originaram o recall de milhões de veículos nos últimos meses.

"Uma vez que os técnicos puderam reproduzir o problema, a Toyota decidiu que era do 'interesse' do cliente que ela comprasse seu veículo, permitindo, na realidade, que a Toyota retirasse do mercado um veículo cujo problema de aceleração não podia ser imputado ao motorista", afirma a denúncia.

"E para dissimular ainda mais a falha, a Toyota exigiu do cliente, para comprar seu veículo, a assinatura de uma cláusula de confidencialidade e o comprometimento de não processar o grupo", acrescenta.

Além disso, foi observado que a Toyota omitiu deliberadamente a divulgação desta informação à agência de segurança do trânsito dos Estados Unidos (NHTSA) e durante uma audiência ante o Congresso.

Em um comunicado, a Toyota reafirmou ter investigado "rápida e minuciosamente todos os casos de aceleração descontrolada" dos veículos e confirmou ter comprado automóveis defeituosos para realizar "análises técnicas adicionais".

Nenhum comentário: