Pesquisar este blog

sábado, 23 de junho de 2007

Perdigão compra marcas da Unilever

A Perdigão está finalizando a compra das marcas de margarina Becel e Doriana, da Unilever. Ambas estão entre as líderes do mercado brasileiro. No caso da Becel, que é uma marca global, o acordo só vale para o Brasil. Segundo EXAME apurou, os produtos seguem fabricados nas unidades industriais da Unilever. A Perdigão será responsável por distribuição, marketing e vendas. A compra das marcas de margarina da Unilever é mais um passo na estratégia de diversificação da Perdigão. No ano passado, a companhia comprou a Batávia, terceira maior fabricante de iogurtes do país. As empresas convocaram uma entrevista coletiva para a segunda-feira, na qual deve ser anunciada uma parceria estratégica entre os dois grupos. Nenhum executivo da Unilever foi encontrado para comentar o assunto. A Perdigão respondeu que as informações "não conferem".

Um comentário:

Mateus disse...

Essa situação comprova que cada vez mais, as empresas líderes de segmento tendem a querer se disfazer da concorrênia, levando a compra de empresas do mesmo ramo. Fato parecido ocorreu também com a NORSA distribuidora e produtora de da coca-cola aqui no Brasil quando comprou a fábrica da RC cola.Podemos comparar o mercado a grande tabuleiro do jogo Banco Imobiliário, onde o objetivo principal é "quebrar" o oponente comprando todos os seus terrenos.
Então as empresas que se cuidem, principalmente as que estão como terceiro ou segundo lugar em algum determido segmento, as chances de apareçer propostas inrrecusáveis de venda são grandes.
Acredito que existem várias saídas, dentre elas um violento de trabalho de marketing,uma pesquisa de mercado procurando visualizar os motivos pelos quais a concorrência está ganhando mercado e onde a mesma está pecando. Uma revisão das metas, verificando se os objetivos da empresa são realmente alcansáveis.

Mateus de Lima Figueiredo
Administração e gestão
4º Perido
Fal-Natal II