Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Dica de Leitura


O Profissional Invisível: Um Manual Prático para Desempregados é uma obra destinada a ajudar a todos aqueles que buscam uma recolocação profissional e são excluídos pelo preconceito e ignorância destas sistemáticas. O livro desconstrói e esclarece os itinerários, posturas, avaliações, testes e paradigmas exigidos para a contratação e empregabilidade.

Em uma linguagem leve, irônica e divertida, o autor põe em xeque a validade ética de sistemas de seleção e avaliação da carreira. Estes processos transformariam os indivíduos em meras tabulações, desperdiçando seus talentos, promovendo a desmotivação e gerando conflitos. Além de ferramentas, processos e pessoas, um dos fatores principais de problemas são os discursos inespecíficos: Os chamados mitos corporativos sobre competências.
O autor, o filósofo e conferencista Luís Sérgio Lico é um profissional com ampla experiência em treinamento e excelência profissional nas organizações. Após uma pesquisa de dois anos, teve origem este documentário instigante, que avalia as ineficiências, superstições e preconceitos embutidos nas metodologias e perfis exigidos para a contratação.

O intuito é explicitar o percurso padrão da invisibilidade do profissional. A zona do crepúsculo, onde ele não vê e nem é visto. É comum ocorrer a chamada a perda da identidade, fenômeno que se sucede à demissão e no confronto com a “volta ao mercado”. Mais comum ainda é o presenteísmo do funcionário, a alienação pelo desencanto. O livro oferece orientação ao leitor sobre como manter a empregabilidade, aumentar competências, evitar armadilhas na recolocação, safar-se dos golpistas e manter a necessária auto-estima.

Mas, a riqueza do conteúdo transborda para abordagens complementares. Lá se encontra todo o viés desnaturado das relações corporativas e seus processos redundantes. A ausência de lideranças, sustentabilidade, a ineficácia de muitos de seus instrumentos e - pelo lado consultivo desta abordagem -, constatar a orientação administrativamente obsoleta e custosa deste modelo. O discurso dos "perfis profissionais" gera uma topografia específica: Um ambiente hostil onde coexistem crenças, ineficácia e assédios de vários gêneros. Isto ocorre em corporações ou entidades, trata-se de algo generalizado, uma instância da produção, replicadora de angústia, stress e invisibilidade.

Muito mais que um posicionamento crítico, de cunho filosófico contemporâneo, a obra procura oferecer soluções e informações práticas para quem está PHd (por hora disponível) e necessita urgentemente orientar-se no absurdo cipoal das requisições atuais para contratação. O livro também aponta quais as empresas sérias do setor e resume as pendências do Ministério Público com o Conselho Regional de Psicologia, além da deliciosa crônica das entrevistas e o non sense que tem se tornado praxe nestas situações.

Ficha Técnica:

Título: O Profissional Invisível – Um Manual Prático para Desempregados
Editora: Editora Ex Libris - http://www.editoraexlibris.com.br/
Distribuição: Ex Libris
Autor: Luís Sérgio Lico
Páginas: 185
Valor: R$ 28,00

Informações: http://www.consultivelabs.com.br/

Nenhum comentário: