Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Império de Salinas chega ao Brasil

Valor Econômico

Depois de passar o carnaval no Brasil, o empresário mexicano Ricardo Salinas está procurando uma casa para comprar em São Paulo. Terceiro homem mais rico do México, Salinas é amigo de muitos banqueiros e empresários brasileiros. Nos últimos dias, circulou por várias cidades brasileiras, acompanhado pelo empresário Mário Garnero. Mas o que vai tornar as visitas de Salinas ao País cada vez mais freqüentes são os negócios.
Em março, Salinas abrirá as primeiras lojas de eletrodomésticos Elektra e filiais do banco Azteca em Recife. Ele vai começar de maneira modesta para seus padrões. No primeiro ano, serão abertas de dez a 20 filiais. Mas os planos são ambiciosos. "Podemos ter 3 mil lojas e agências de banco no País", diz o empresário.
No México, Salinas transformou em duas décadas uma rede familiar de 55 lojas em um império avaliado em mais de US$ 10 bilhões. Além de 1.600 lojas e agências de banco voltadas para o público de baixa renda, Salinas é dono da segunda maior emissora do País, uma operadora de telefonia celular e acaba de construir uma montadora de automóveis com um grupo chinês, para fabricar carros de US$ 7 mil.
Especializado em vender para os mais pobres, Salinas conta que tentou durante dois anos abrir um banco no País, mas só conseguiu a aprovação do Banco Central depois da intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário: