Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Utilize a inteligência emocional como seu diferencial

Edivan Silva

Neste mundo corporativo, em que a pressão é cada vez maior, o profissional modernoprecisa fazer algo para se manter motivado, como deixar de lado a supervalorizaçãodos problemas e das dificuldades, expandir a consciência do significado de seutrabalho e acreditar que pode e deve contribuir para renovar o mundo. Para se manter motivado é preciso uma dedicação maior, querer ir sempre além, fazero diferencial em suas ações e quebrar rotinas. Os tipos de motivação que a pessoapode desenvolver para ser mais feliz em sua profissão são: buscar conhecer-se,investir no desenvolvimento da auto-estima e optar por desafios que lhe rendamcrescimento dentro de sua área de atuação. Todos nós somos movidos por dois tipos de motivação: a pessoal e a profissional. Oideal é encontrar o equilíbrio. Pergunte-se: "qual é o meu motor?" "O que me move?""O que me faz seguir adiante e lutar pelas minhas conquistas?" O correto étransformar o trabalho em mola propulsora, energia, dinamismo e entusiasmo. Para encontrar um equilíbrio emocional e se relacionar melhor com os colegas detrabalho, patrão e clientes é preciso obter autoridade técnica, ou seja, ter plenodomínio de suas atividades, desenvolver habilidades de lidar com o contraditóriotendo como princípio o respeito ao outro e reconhecer as próprias forças efraquezas. Para alcançar o equilíbrio entre funcionários, gestores e clientes énecessário rever seus valores, ser coerente com o plano profissional e com arealização pessoal, criar um ambiente agradável à sua volta, cultivar ótimasrelações humanas na comunidade e esquecer o individualismo. A inteligência emocional pode ajudar o profissional a ser mais seguro com as novasexigências do mercado globalizado. Para isso, é preciso considerar que somos seresemocionais com forte inclinação para ceder aos ditames dos sentimentos. Qualquerpessoa que desenvolva a inteligência emocional terá melhores condições de sucesso,onde quer que esteja agindo localmente ou interagindo com o ambiente globalizado. Énecessário elevar a auto-estima e reavaliar as crenças e valores, aprender a amar asi para poder amar aos outros e à vida. Aconselho que o profissional trabalhe com mais equilíbrio e determinação parasuperar os obstáculos do dia-a-dia, não permitindo que tristezas contaminem toda asua vida. Cultive a motivação, tenha foco e vontade de vencer! Identifique o que ofaz feliz e se for algo que realmente entusiasma e anima, então não desista. Planeje-se e não adie as coisas difíceis; tome iniciativa e aja agora mesmo. Vá emfrente e assuma as conseqüências dos seus atos, encare a realidade e supere osobstáculos. Desenvolva competências como a habilidade de negociação e faça uso daacabativa - concluindo o que iniciou, sem deixar as coisas pela metade.

Edivan Silva é escritor, palestrante e conferencista. Formado em Economia ecursando Gestão em Marketing É palestrante nas áreas de Marketing, Motivação,Atitude, Atendimento e Vendas. Autor do livro "O Poder da Iniciativa". E-mail: edivansilva@interjato.com.br

Nenhum comentário: