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segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Inscrição "made in China" prejudica imagem

Valor Econômico

"Made in China". Essas palavras estão se tornando o pesadelo dos marqueteiros. Após gigantescos recalls de brinquedos, sustos com pastas de dente contaminadas e incidentes com ração envenenada para bichos de estimação, os consumidores estão pensando mais antes de comprar itens produzidos na China. De fato, uma pesquisa com profissionais de administração e marketing do mundo todo mostra que 69% dos consultados consideraram que a frase "Made in China" prejudica as principais marcas. A palavra mais associada a produtos chineses? "Barato".
Fazendo uma previsão conservadora, "levará cinco anos antes de as pessoas deixarem de temer o ´Made in China´", observa Jonathan Chajet, diretor de estratégia na Ásia-Pacífico da consultoria Interbrand, que elaborou a pesquisa para a "BusinessWeek".
Isso cria grandes desafios para os exportadores chineses, mesmo os que estão bem distantes dos setores de brinquedos e alimentos. Na pesquisa, com 569 consultados fora da China, a Interbrand descobriu que os recalls deste ano representaram um sério golpe para as marcas chinesas. Embora os pesquisados tenham dito que os produtos chineses tem um "bom valor", poucos os consideraram "seguros", de "alta qualidade", "prestigiosos" ou "luxuosos".
Por outro lado, algumas marcas chinesas começam a ser reconhecidas além do continente. A Interbrand sondou o reconhecimento de 28 marcas chinesas e analisou as que têm mais chances de chegar ao cenário global. As cinco consideradas mais "sérias e reconhecíveis" foram a Lenovo, de computadores; a cervejaria Tsingtao; a fabricante de eletrodomésticos Haier; a Huawei, de telecomunicações e a montadora Chery. Essas empresas "querem reescrever as regras de seus setores - para ir além da China", diz Chajet.
As vendas externas dessas cinco empresas estão em alta e várias lançaram campanhas de marketing mundiais. A Lenovo, por exemplo, alardeia seus produtos em acordos de patrocínio dos Jogos Olímpicos. Mas a sorte dessas empresas agora estará ligada à imagem dos produtos do país e aos esforços de autoridades para limpar a reputação da China. Por mais algum tempo, o "Made in China" poderá ser mais um insulto do que uma aprovação.(Tradução de Sabino Ahumada)

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