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terça-feira, 10 de julho de 2007

Como conquistar e manter clientes fiéis

Ter clientes satisfeitos é essencial em qualquer negócio bem-sucedido, mas isso não é suficiente. É preciso ter clientes satisfeitos, fiéis e multiplicadores, criando assim um vínculo sólido, duradouro e importantíssimo para a sustentação do negócio. Mas como conquistar clientes fiéis? Esta é uma resposta muito simples quando temos um foco claro no cliente. Muitas empresas apostam na melhoria continuada do produto, outras optam em oferecer planos de desconto e programas de benefício com o intuito de reter sua carteira ativa e constante. Porém, nenhuma dessas ações é significativamente expressiva a longo prazo, pois a minoria delas tem foco nas necessidades reais do cliente e visam atender uma grande massa sem nenhuma diferenciação. Então, para fidelizar é necessário compreender a individualidade de cada um dos clientes e, com base nessa definição, implantar sistemas personalizados; pois existem clientes que buscam descontos, outros que buscam qualidade, há aqueles que buscam rapidez e agilidade enquanto outros querem atenção pessoal e laços de amizade. Fica claro, portanto, que ações generalizadas não são a melhor solução. É preciso ir além, surpreendendo seu cliente e oferecendo exatamente o que ele deseja. Veja abaixo alguns itens em que devemos refletir: »Coloque o seu foco totalmente no cliente, pois ele é a sua razão de existir. »A qualidade do produto ou serviço será sempre a base para o desenvolvimento da fidelidade, mas essa qualidade isolada não tem grande serventia. Por exemplo: o produto é muito bom, mas o atendimento é ruim e a entrega não é feita no prazo. »Tenha claro quem é o seu cliente e o que ele deseja. Não crie produtos e estratégias com base naquilo que suponha que ele queira. »Fidelização não é uma palavra restrita a gerentes e vendedores, pois é uma cultura que deve estar disseminada por toda a empresa. »É muito mais fácil e barato manter clientes do que conquistar novos. »Coloque sempre a estratégia na frente da qualidade. Agregar qualidade a um produto ou serviço ruim é perda de tempo e dinheiro.

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