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quarta-feira, 25 de julho de 2007

A valorização profissional melhora o desempenho da sua equipe

Moacir Moura

O varejo é uma das atividades onde a disciplina e o talento ganham extraordinária importância. Claro que ponto comercial, equipamentos, arrumação de loja, tecnologia e outros recursos modernos definem o avanço de uma operação comercial. Entretanto, tudo isso resultará em tecnologia morta se não houver a presença permanente de uma equipe treinada e conscientizada sobre a valor do cliente, porque o comércio é feito essencialmente por gente talentosa que saiba lidar com gente.
Assim, as empresas precisam investir, treinar e sobretudo valorizar a prata da casa, incentivando para que todos se sintam confiantes na relação de trabalho e possam liberar todo o seu potencial para realizar sempre um pouco mais, além do que a empresa espera deles.
Por incrível que pareça, as pessoas podem fazer muito mais do que estão fazendo neste momento, por melhor que seja o desempenho atual. Por falta de comunicação, incentivo e até mesmo pela ausência de uma pequena conversa onde possam expressar suas opiniões, elas costumam trabalhar de freio de mão puxado, à espera de alguma forma de realimentação positiva. Não havendo, nivelam tudo por baixo, em prejuízo do desempenho e do consumidor.
Quando se fala em treinamento, pensa-se logo em consultoria ou treinamentos formais ministrados por especialista externo. Isso ajuda muito é claro, mas não é a única forma de treinamento existente. Bons exemplos das chefias diretas, pequenas reuniões (pelo menos uma vez por semana), incluindo cobrança objetiva, elogios quando merecidos, enfatizando que a manutenção do emprego depende do sucesso da organização e da sua capacidade de venda. Depende do nível de encantamento e da qualidade dos serviços. Depende das pessoas que expoem produtos com inteligência e ao gosto dos consumidores, vendem mais e viabilizam o crescimento do negócio mesmo em condições difíceis. Vale a pena investir e acreditar mais no seu pessoal. Mude que a equipe muda também! Varejo é dinamismo, alegria e criatividade!

Moacir Moura

Palestrante, consultor de varejo, especialista em treinamento nas áreas de atendimento, vendas, marketing e estratégia empresarial. Autor de vídeos de treinamentos, livros e mais de 100 artigos publicados em jornais e revistas especializadas. Ministra palestras em seminários e convenções realizadas por associações de classes e empresas.
Telefone: (41 332-7989)
E-mail: mmoura@b.com.br

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