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quinta-feira, 19 de julho de 2007

Mercado de shoppings centers em ebulição

Com 13 empreendimentos em obras, os shoppings centers expandem-se por todo o Brasil, evidenciando sua importância à economia, com a criação de cerca de 525 mil empregos diretos e faturamento superior a R$ 44 bilhões em 2006. O valor é cerca de 10% maior do que no ano anterior, quando as vendas representaram 18% do faturamento de todo o varejo nacional, excluídos os setores automotivo e de derivados de petróleo.
O bom resultado é também conseqüência da expansão da rede física desses empreendimentos em todo o país. De acordo com dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), na comparação 2005-2006, os shoppings cresceram aproximadamente 31%. Além dos 263 já existentes, ano passado foram abertos 70 novos centros comerciais desse tipo.
A expansão desses empreendimentos corrobora a vocação de criar facilidades para o consumidor, peculiaridades que revolucionaram o varejo desde a popularização nos Estados Unidos, a partir da década de 60. Hoje, em praticamente qualquer cidade do primeiro mundo há ao menos um shopping. Aqui em nosso emergente país, a efervescência do mercado sinaliza que caminhamos para situação semelhante.
Com certo atraso em relação a outras economias, o conceito de shopping center amadureceu no Brasil, consolidou-se nas grandes cidades e dissemina-se de maneira mais ampla. Assim, após um longo período de estabilidade, o segmento encontra-se em intensa movimentação. Na capital paulista, isso inclui empreendimentos de alto luxo, que integrarão lojas, escritórios e hotéis, em bairros nobres, dentre outros, em bairros de classe média. Em 1983, somente 15% dos empreendimentos estavam no interior do país. Hoje, esse percentual elevou-se para 49%. Ou seja, há espaço para todos os tipos de consumidores.
No Brasil, ainda segundo a Abrasce, 23 empreendimentos serão inaugurados até 2009, totalizando um investimento de quase R$ 4 bilhões e cerca de 336.548 de ABL (Área Bruta Locável). Em 2007 serão mais 12 shoppings em funcionamento no país. Em 2008, já está programada a abertura mais quatro centros comerciais, sendo três em São Paulo. Ou seja, mais 75.159 de ABL estimada. Mas há projetos para as regiões Norte e Centro-Oeste – as com menor número de centros comerciais nesse formato.
Nessa movimentação, cresce também o número de shoppings centers temáticos. Dentre estes, destacam-se os especializados em decoração e design. Até 2009 devem ser inaugurados quatro novos espaços nesse segmento, sendo dois deles em capitais brasileiras. O que sobressai é que esse crescimento propicia oportunidade para lojistas do setor firmarem pé em outras localidades do país, dando assim início a uma bem sucedida rede com representações em outros estados.
Dentre outras vantagens, a junção de lojas temáticas ao conceito shopping center é um projeto que deu certo e continua avançando. Isso tem permitido às lojas de decoração ampliarem suas sedes e se instalarem nas capitais brasileiras e, muitas vezes, no exterior.

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