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quinta-feira, 5 de julho de 2007

Quer aumentar suas receitas? Não deixe gôndolas vazias.

O problema da ruptura é um fantasma não só para os varejistas, como também para a indústria. A falta de produtos na gôndola afasta os clientes, que por muitas vezes podem procurar outro estabelecimento para comprar ou até trocar a marca.
Quando o consumidor sai da loja sem o produto o varejista perde, pois deixa de faturar e quando há a troca do produto a indústria perde. Imagine todo o investimento na imagem da marca, promoções...
A ruptura não é “privilégio” brasileiro. Segundo dados, países europeus têm em média 15% a 20% de ruptura. Nossos vizinhos também sofrem com este problema. A Argentina trabalha com um índice de 12% e o Chile com 14%. No Brasil, uma pesquisa feita pela Associação ECR e Nielsen evidenciou que o índice médio de ruptura no eixo Rio - São Paulo é de 8%.
Existem várias causas que levam a ruptura e uma das principais é a falta de controle de estoques. Ouvindo vários varejistas, detectamos que muitos ainda não têm os seus processos de retaguarda automatizados. O uso de ferramentas informatizadas pode agregar valor ao controle de estoque representando uma expressiva vantagem competitiva para empresa.
O grande desafio do gestor de estoque é encontrar o equilíbrio, ou seja, minimizar o investimento em produtos e ao mesmo tempo minimizar o índice de falta. O crescente número de itens e os diferentes padrões de consumo dificultam ainda mais este equilíbrio.
Outro desafio é determinar os estoques de segurança que são necessários por causa da incerteza de demanda e do desconhecimento do lead time de fornecimento. A automação pode ajudar. Todos os processos do varejo podem ser automatizados, desde a emissão de um pedido de compra até a venda para o consumidor final.
Por meio da captura de dados ela gera dados confiáveis que garantem a eficiência dos processos internos, trazem velocidade ao negócio e, principalmente, proporcionam ao administrador informações estratégicas para a tomada de decisões. Com a informação, o varejista pode determinar as causas da ruptura, problemas de reposição, problemas de fornecimento e agir sobre elas.
Outro ponto importante a destacar é que hoje existe automação para todos os bolsos. Ela não é mais privilégio das grandes empresas. Todos os anos perdem-se milhões de vendas por falta de produtos. Minimize o impacto da ruptura do seu negócio. Automatize seus processos!

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