Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2007

Hábitos de consumo da Terceira Idade

À medida que a população acima de 60 anos cresce no Brasil, aumenta também o interesse das empresas em atender este público, que consome mais que os jovens, segundo pesquisa realizada pela Itaucard. De acordo com os Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento do Banco, somente no primeiro semestre deste ano, essa faixa etária respondeu por 10% do valor das compras feitas com cartão no País, respondendo por um faturamento de R$ 8,4 bilhões.
Ainda segundo o levantamento do Itaú, as compras da Melhor Idade se concentram mais nos ramos de alimentação, turismo & entretenimento e saúde. Somente nas agências e operadoras de turismo, este público gasta, em média, R$ 2.155, número 34% superior à dos portadores de cartão mais jovens. O rendimento médio mensal da população com 60 anos ou mais é de R$ 1.678, ante R$ 1.462 da população com até 59 anos.
Quando utilizam o cartão de crédito, o ticket médio deles é de R$ 98,6, contra a média de R$ 91,8 das demais faixas estarias. E a participação da terceira idade tende aumentar, conforme comenta Fernando Chacon, diretor de Marketing de Cartões do Itaú. “Para se ter uma idéia, a estimativa é que o número de cartões de crédito entre as pessoas de 60 anos ou mais cresça 7,3% em 2007, quando comparado com 2006, crescimento superior ao da população com esta faixa etária. Ao final de 2007, os portadores de cartões de crédito na Terceira Idade movimentarão R$ 18 bilhões”, afirma o diretor.

Nenhum comentário: