Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Vendas no varejo têm sétimo mês de alta em julho, diz IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registrou crescimento de 0,5% no volume de vendas e de 1% na receita do comércio varejista em julho, o sétimo mês consecutivo de crescimento para o setor. Nove Estados tiveram alta no volume de vendas, enquanto 18 sofreram queda.
Na comparação com julho do ano passado, o volume de vendas teve incremento de 9,2%, enquanto a receita nominal foi 11,9% mais alta. No acumulado de janeiro a julho, o IBGE calculou crescimento de 9,7% enquanto a receita teve um acréscimo de 10,7%.
Por grupo de produtos, o setor de móveis e eletrodomésticos teve crescimento de 18,2% na comparação de julho contra julho; hipermercado, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram incremento de 4,6%, enquanto o setor de tecidos, vestuário e calçados teve um salto no volume comercializado de 10,4%.
Quando inclui as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, as vendas do comércio varejista tiveram crescimento de 13,3% na comparação com julho do ano passado. Ainda sobre julho de 2006, o chamado "comércio varejista ampliado" teve um salto de 14,8% na receita nominal.
Por Estado, o comércio varejista do Piauí amargou a pior perda (4,2%) no volume de vendas, na comparação de julho contra julho, seguido de perto por Rondônia (queda de 3%). No lado positivo, o varejo de Alagoas teve o melhor desempenho (21,9%), Mato Grosso (18,2%) e Amapá (16,8%).

Nenhum comentário: