Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2007

49% dos idosos são analfabetos funcionais



Um estudo divulgado nesta segunda-feira sobre o perfil dos idosos brasileiros revela que quase metade da população acima de 60 anos é formada por analfabetos funcionais. De acordo com o documento "Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na 3ª idade", 23% dos entrevistados disseram que não sabem ler ou escrever, 4% afirmaram saber apenas escrever o próprio nome e 22% declararam ter dificuldade com a língua escrita, seja por escolaridade insuficiente ou problemas de saúde.
Entre os entrevistados, 89% não freqüentaram escola ou cursaram apenas o ensino fundamental. Só 7% chegaram ao ensino médio e 4%, ao superior.
A população idosa brasileira vive em domicílios com menor renda familiar: 30% ganham entre dois e cinco salários mínimos. Metade dessa população afirma ainda ter vivido a maior parte de sua vida no campo, ou tanto no campo quanto na cidade.
Mais da metade (51%) dos idosos entrevistados considera que tem mais possibilidades de lazer hoje do que quando eram mais jovens. Um porcentual igual declarou ter o costume de praticar caminhadas, a atividade física mais popular, seguida por alongamento (12%) e andar de bicicleta (9%).
A pesquisa foi realizada em parceria do Sesc Nacional, Sesc-SP e Fundação Perseu Abramo, e foi realizada em abril de 2006. Foram entrevistadas 2.136 pessoas com 60 anos ou mais em 204 municípios de todas as regiões do país.

Nenhum comentário: