Pesquisar este blog

domingo, 13 de maio de 2007

Uma marca que entende as consumidoras


Corpos esguios, roupas luxuosas e glamour foram, durante muito tempo, o mote de inúmeras campanhas voltadas para as mulheres. No entanto, a marca Dove, da Unilever, inaugurou uma nova fase na forma como as consumidoras interagem com a mídia e as campanhas. Os produtos conquistaram milhares de mulheres mundo afora ao contribuir com um elemento que antes poderia passar despercebido: a auto-valorização.O conceito de “Real Beleza”, utilizado desde 1992 quando a marca chegou ao Brasil, é o foco de ações para transformar a beleza num objetivo tangível. “A essência da marca é a Campanha Pela Real Beleza, que não quer impor, mas sim abrir possibilidades. Queremos que as mulheres estejam abertas para definir e curtir seu estilo e sua própria beleza”, explica Natalie Kochmann, Gerente de Marketing de Dove.
Sucesso no Mix de Marketing
As campanhas de Dove incluem desde peças publicitárias com veiculação em TV a anúncios em mídia impressa, até ativações do produto no ponto de venda, eventos e ações de Relações Públicas. O cuidado com o posicionamento é transmitido através da integração de estratégias que incentivam a discussão. Cada evento é direcionado para um público, mas a característica comum é o debate sobre os estereótipos da beleza.
Para 2007, a marca da Unilever investe dois milhões no primeiro projeto de responsabilidade social de Dove. O “Projeto Real Beleza” tem como objetivo levar o este debate a 7 mil crianças e adolescentes de escolas públicas do Estado de São Paulo. Mas os resultados já são sentidos há algum tempo com declarações espontâneas no SAC e comentários sobre a contribuição de Dove para o público feminino.
Este é destacado por Natalie Kochmann como o diferencial da marca. Para ela, Dove soube entender o que as mulheres querem e se comunicar de forma mais próxima com elas. “Queremos que o assunto seja absorvido de maneira que as mulheres percebam que são bonitas a sua maneira”, conclui.

Nenhum comentário: