Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2007

De trainee a presidente em 15 anos


Luiz Fernando Edmond, da Ambev, é um vencedor. Ele subiu todos os degraus na hierarquia da empresa mais competitiva do Brasil.

O reconhecimento aos melhores profissionais na Ambev é um ritual diário. Os vendedores que fecharam mais negócios num dia são aplaudidos de pé pelos colegas no final do expediente. Os piores vão para a rua com o supervisor no dia seguinte, para detectar o que há de errado. Mas essa não é a única (nem a principal) diferença na rotina de trabalho de quem alcança ou não o resultado planejado pelos superiores. A grande dessemelhança chega no fim do ano. Os melhores recebem um polpudo cheque pelos serviços prestados. Os piores, em geral, acabam expelidos da empresa. Sobreviver num ambiente de alta competição como esse exige mais que competência -- é preciso ter nervos e estômago de aço. O carioca Luiz Fernando Edmond, de 41 anos, é um desses afortunados. Edmond é o primeiro ex-trainee da companhia a sentar na cadeira de presidente da Ambev. Durante 15 anos, escalou degrau a degrau todas as etapas da espinhosa hierarquia da empresa. Sua trajetória é um dos exemplos mais eloqüentes da cultura extremamente competitiva da Ambev, característica que a transformou num dos maiores fenômenos do capitalismo brasileiro.

Luiz Fernando Edmond

Presidente da Ambev para a América Latina

Idade 41 anos

Formação acadêmica :Engenheiro de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez cursos de especialização em Harvard e em Kellogg,nos Estados Unidos (“Mas as melhores coisas aprendi na prática”, diz ele.)

Carreira Edmond ingressou no primeiro grupo de trainees da antiga Brahma, em 1990.
A primeira grande provação foi a abertura da subsidiária argentina, em 1994
Tempo médio em cada cargo Dois anos

Nenhum comentário: