Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Para quem procura uma definição sobre marketing

Estava fuçando na internet sobre o tema que nos traz aqui quando vi uma definição interessante, e sucinta, sobre Marketing. Por incrível que pareça, ainda tem muito profissional que não sabe exatamente o que esta ocupação realmente desempenha. Inclusive o Projeto de Lei que busca a regulamentação da profissão não chega nem perto do texto abaixo que está no Guia de Estudante da Editora Abril.
Marketing é: “O conjunto de conhecimentos necessários para estimular trocas satisfatórias entre empresas e consumidores. O profissional de marketing elabora estratégias de vendas de produtos, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para uma determinada marca ou produto. Cabe a ele executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também a prestar assessoria a pequenos e médios negócios. Dessa forma, sua principal função é promover a marca e o lançamento de novos produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público alvo e o preço a ser estabelecido”.

2 comentários:

Unknown disse...

Pena que alguns profissionais ainda não saibam o que é marketing, alguns pensam que marketing é publicidade e por isso muitas empresas tme dificuldade de ter um bom profissional de marketing...

wellingtonrouver disse...

Concordo com o seu coméntario, mais nós profissionais de marketing temos que mudar esse ponto de vista dos empresarios, por se não os profissionais de propaganda iram tomar os nosso lugares, ai só tem uma solução, muda para outro tipo de especialização, ou se destaca no que faz. Sucesso para todos e que deus abençoem.

Wellington Rouver