Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2007

Carrefour compra Atacadão e se transforma em líder do setor no Brasil


da Efe, em Parisda Folha OnlineO gigante francês Carrefour anunciou nesta segunda-feira a compra da rede de hipermercados brasileira Atacadão por R$ 2,2 bilhões, transformando-se no "número um" do setor no Brasil em faturamento. Trata-se de uma das maiores operações no setor de varejo dos últimos anos.O Carrefour informou em comunicado que o protocolo do acordo assinado com o Atacadão, que tem uma fatia de mercado de 4% no Brasil, prevê o pagamento dos R$ 2,2 bilhões por suas 34 lojas, 17 das quais localizadas no Estado de São Paulo.
Divulgação
Gigante francês Carrefour anunciou compra da rede de hipermercados brasileira Atacadão Essa cadeia de estabelecimentos representa no total 214 mil metros quadrados de superfície comercial, 90% em propriedade e, no ano passado, efetuou vendas de R$ 4 bilhões, excluindo as taxas.O grupo francês destacou que essa aquisição na área dos hipermercados de desconto lhe aportará "um segmento de clientela adicional" que complementa sua oferta de estabelecimentos.O Carrefour se transforma agora no líder da distribuição alimentícia no Brasil em vendas, graças ao reforço de suas posições no Estado de São Paulo.A companhia francesa, que contava até agora com 109 hipermercados, 34 supermercados da cadeia Carrefour - Bairro e 258 lojas de desconto Dia, registrou no ano passado R$ 12,6 bilhões de faturamento.A última oferta oficial feita pelo Atacadão ocorreu há cerca de três anos, feita pelo banco Merril Lynch. À época, os donos acharam a proposta de cerca de US$ 650 milhões muito baixa.Fundado nos anos 60 pelo empresário Alcides Parizotto, o Atacadão pertencia à família Lima e aos executivos Farid Curi e Herberto Uli Schmeil.RankingA disputa no setor de supermercados no Brasil está mais acirrada nos últimos anos. Neste mês, foi divulgado que a rede Wal-Mart ultrapassou o Carrefour em 2006 e assumiu a segunda posição, atrás apenas do grupo Pão de Açúcar. Em 2006, o faturamento do Wal-Mart pulou de R$ 11,7 bilhões para R$ 12,9 bilhões. O líder Pão de Açúcar registrou faturamento de R$ 16,1 bilhões em 2006, contra faturamento de R$ 15,8 bilhões em 2005 (quando somadas as lojas Extra Eletro, o valor de 2006 sobe para R$ 16,5 bilhões). O Carrefour, que ficou em terceiro, registrou leve alta de R$ 12,5 bilhões para R$ 12,6 bilhões de faturamento.Agora, com a nova aquisição, o Carrefour, que perdeu a liderança a partir de 2000, volta a assumir o topo do ranking do setor.

Um comentário:

wellingtonrouver disse...

Grande Matéria essa sobre a compra da Rede Atacadão, pelo Carrefour, a briga no vajero está grande.
http://wellingtonrouver.blogspot.com/