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quarta-feira, 15 de agosto de 2007

A agência sem publicitários


A primeira impressão do visitante que chega à sede da agência de publicidade Naked, em Londres, é que caiu dentro de um filme do Harry Potter -- ou em um enlouquecido mercado de pulgas. Em salas forradas com papel de parede em estilo vitoriano, móveis antigos misturam-se com luminosos de neon, uma ovelha de cerâmica em tamanho real, uma jukebox e uma lambreta. Os funcionários são jovens, com idade entre 20 e 40 anos, e trabalham ao som de rock, às vezes pesado. Para eles, esse é o ambiente perfeito para ter idéias -- sejam elas brilhantes, bizarras, divertidas ou mesmo estapafúrdias. É justamente essa a especialidade da Naked e sua grande diferença em relação às agências tradicionais: as idéias. Fundada há sete anos por três amigos (nenhum deles publicitário), a agência especializou-se apenas na área de criação e abriu mão de todas as demais etapas do processo publicitário -- como a produção e o planejamento da veiculação dos anúncios. Entre as 100 grandes empresas atendidas pela Naked estão nomes como Coca-Cola, Nike, Nokia e Sony. Todas elas atraídas pela fama de "usina de idéias" que a agência criou. "As (agências) tradicionais transformaram-se em fábricas de anúncios e esqueceram que sua função é resolver o problema do cliente. Muitas vezes, a empresa só precisa de uma boa idéia para reposicionar seu produto", diz Will Collin, um dos fundadores da Naked.


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