Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Bancos são campeões em recorrer

A Caixa Econômica e o Banco do Brasil são os bancos que mais recorrem ao Tribunal Superior do Trabalho para contestar reivindicações feitas por seus ex-funcionários nas brigas trabalhistas. Os bancos figuram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, no ranking divulgado pelo TST nesta terça-feira (21/8). Em primeiro lugar, aparece o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os bancos tentam, até o último minuto do jogo, evitar o pagamento dos direitos de seus ex-funcionários. Os motivos que mais levam a Caixa Econômica, por exemplo, para o banco dos réus na justiça trabalhista são: pagamento de horas extras, abono salarial e auxílio-alimentação.
No fim do ano passado, o banco desistiu de mais de mil recursos com esses e outros assuntos e resolveu pagar os ex-empregados. De acordo com o TST, nos últimos anos, bancos como Bradesco, Itaú, ABN Amro Real e Banco do Brasil têm agido da mesma forma. Abaixo está a lista dos dez que mais recorrem ao TST para derrubar pedidos feitos por ex-funcionários judicialmente. O governo aparece no topo do ranking.

INSS: 10.046 recursos
Caixa Econômica Federal: 9.939 recursos
Banco do Brasil: 7.364 recursos
União: 6.329 recursos
Telemar Norte Leste: 5.621 recursos
Brasil Telecom: 5.604 recursos
Banco Santander: 4.870 recursos
Petrobrás: 4.526 recursos
Banespa: 4.514 recursos
Companhia Estadual de Energia Elétrica: 4.404 recursos

Nenhum comentário: