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sábado, 18 de agosto de 2007

Consultora dá dicas para melhorar o relacionamento entre franquias e franqueados

O relacionamento em uma rede de franquias é essencial para que o negócio prospere. Quando o franqueador tem um bom relacionamento com seus franqueados, as idéias fluem, a participação aumenta, a gestão é compartilhada e todos ganham. Com base nesta informação, a consultora jurídica Melitha Novoa Prado, especializada em franchising e relacionamento de redes, mostra em 18 dicas o que pode ser feito para evitar conflitos entre franqueados e franqueadores.

Para o Franqueador::
Tenha todos os documentos – Circular de Oferta de Franquia e Contratos – dentro da Lei 8.955/94, por escrito, claros, coerentes, deixando expressos os direitos, responsabilidades e obrigações de cada um. Somente os documentos em dia é que garantem a estabilidade da rede.:: A credibilidade do sistema deve estar sempre associada à operação, portanto, atualize e desenvolva padrões, investindo constantemente na marca e no aprimoramento do seu negócio.:: Mantenha uma consultoria de campo e suporte adequados, que realmente auxiliem o franqueado na sua operação, proporcionando acompanhamento contínuo programado.:: Escute seus franqueados, dando a eles a chance de opinar e fornecer sugestões sobre o sistema e rede de franquia.:: Invista no relacionamento saudável com a rede: pratique a negociação cooperativa e sempre crie opções para solução dos problemas:: Trabalhe por ação e não reação: prevenir e criar dá muito mais resultado do que remediar e litigar.

Para o Franqueado::
Mantenha o padrão estipulado em manuais e siga as orientações do franqueador para operar sua unidade com segurança e, assim, primar pela garantia da lucratividade. O franqueador já testou procedimentos e também o mercado, tendo experiência para levar à rede padrões que garantirão uniformidade de produtos e serviços.:: Participe de treinamentos, convenções e demais atividades que beneficiem seu aprimoramento e contato com a rede.:: Procure ler todos os comunicados do franqueador, além de se relacionar bem com os demais franqueados da rede: por meio de experiências alheias é que se aprende a não errar.:: Opine, participe, faça críticas construtivas e, sempre que possível, apresente soluções aos problemas. Você faz parte de uma rede e deve colaborar para o crescimento e aprimoramento dela.:: Procure não falar mal do franqueador ou da marca, mesmo que se sinta tentado. Além de refletir negativamente no negócio, você poderá encontrar dificuldade mais adiante numa eventual negociação. Procure resolver seus problemas diretamente com o franqueador da maneira mais saudável possível.

Para ambos::
Procurem resolver os problemas – e não agredir as pessoas.:: Não se esqueçam do motivo original da parceria: UNIÃO + MARCA+ LUCRO MÚTUO.:: A relação entre as partes deve ser de confiança pessoal, transparência e união. Respeito e admiração também são causas da parceria. :: Lutem pela sobrevivência da marca e adequação aos seus padrões atuais. Mas nunca se esqueçam de respeitar as limitações e as características de cada um.:: Procurem sempre a satisfação pessoal e profissional, que são a chave para se manterem sempre interessados no negócio.:: Não acumulem problemas: procurem solucioná-los rapidamente, sempre que possível. :: Não ignorem a comunicação e diálogo na rede, esse é o passo mais importante para o bom relacionamento.

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